Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Seaster realiza capacitações e serviços de cidadania em territórios indígenas do Araguaia  

O objetivo da ação, que prossegue até sexta-feira (28) no sul do Estado, é alinhar informações sobre programas sociais, como Bolsa Família e outros benefícios vinculados ao CadÚnico

Por Luana Taveira (SEASTER)
26/03/2025 17h55

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realiza uma ação conjunta com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) voltada ao fortalecimento do acesso da população indígena aos serviços socioassistenciais na Região de Integração Araguaia. A iniciativa, que percorreu diversos municípios desde o início de março, envolve capacitações para gestores e servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além da oferta direta de serviços nas comunidades indígenas.

As comunidades tiveram acesso a serviços de cidadania

Ao longo da ação, técnicos da Diretoria de Assistência Social (DAS), Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP), Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE) e Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan) – orientaram as equipes municipais de Assistência Social, incluindo servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com o objetivo de alinhar informações sobre programas sociais, como o Bolsa Família, e outros benefícios vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico).

Benefícios - As equipes da Seaster atenderam diretamente comunidades indígenas, garantindo a emissão de carteira do artesão, como parte do plano de fomento à produção artesanal indígena, e também o acesso aos benefícios disponíveis para a categoria. A ação contou ainda com orientações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Indígena) e o credenciamento de agricultores indígenas, em busca da consolidação da produção sustentável e de garantia às comunidades das políticas de segurança alimentar.

As comunidades indígenas atendidas pela ação incluem Las Casas e Kapankrere, no município de Pau D'Arco, e Gorotire, em Cumaru do Norte. Já nos municípios de Redenção e São Félix do Xingu, o atendimento foi executado aos indígenas que vivem no contexto urbano.

As equipes levam orientações sobre benefícios à população indígena

Dignidade - A Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza teve um papel central na capacitação das equipes municipais sobre o Cadastro Único, garantindo que as informações das famílias indígenas sejam corretamente inseridas nos sistemas sociais. Houve atendimentos diretos às comunidades, incluindo orientações sobre o Programa Dignidade Menstrual, que garante acesso a absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Nós fomos chamados pela Funai para estar nos territórios indígenas aqui da região do Araguaia, e levar capacitações. Primeiro, fizemos um momento de orientação para os gestores do Suas, dos municípios e servidores dos Cras. Agora, estamos nos deslocando para os territórios indígenas para levar serviços, orientações sobre o Bolsa Família e outros programas do Cadastro Único”, disse Vitória Batista, técnica da DRCCP.

“Essa parceria entre Seaster e Funai viabiliza o fortalecimento do atendimento socioassistencial às comunidades indígenas da região do Araguaia, promovendo inclusão e acesso aos serviços essenciais. Seguimos comprometidos em viabilizar assistência aos que precisam, por todo o Pará, além de poder proporcionar qualificação, para que todos tenham mais dignidade, bem-estar e renda garantida por meio do seu trabalho”, ressaltou o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim. 

A Diretoria de Assistência Social promoveu reuniões com lideranças indígenas e equipes municipais para fortalecer o trabalho social dentro dos territórios, além de incentivar a participação dos povos indígenas nos conselhos municipais de Assistência Social. A ação será encerrada nesta sexta-feira (28). (Com informações de Yuri Granha)