Seaster realiza capacitações e serviços de cidadania em territórios indígenas do Araguaia
O objetivo da ação, que prossegue até sexta-feira (28) no sul do Estado, é alinhar informações sobre programas sociais, como Bolsa Família e outros benefícios vinculados ao CadÚnico
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realiza uma ação conjunta com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) voltada ao fortalecimento do acesso da população indígena aos serviços socioassistenciais na Região de Integração Araguaia. A iniciativa, que percorreu diversos municípios desde o início de março, envolve capacitações para gestores e servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além da oferta direta de serviços nas comunidades indígenas.

Ao longo da ação, técnicos da Diretoria de Assistência Social (DAS), Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP), Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE) e Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan) – orientaram as equipes municipais de Assistência Social, incluindo servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com o objetivo de alinhar informações sobre programas sociais, como o Bolsa Família, e outros benefícios vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico).
Benefícios - As equipes da Seaster atenderam diretamente comunidades indígenas, garantindo a emissão de carteira do artesão, como parte do plano de fomento à produção artesanal indígena, e também o acesso aos benefícios disponíveis para a categoria. A ação contou ainda com orientações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Indígena) e o credenciamento de agricultores indígenas, em busca da consolidação da produção sustentável e de garantia às comunidades das políticas de segurança alimentar.
As comunidades indígenas atendidas pela ação incluem Las Casas e Kapankrere, no município de Pau D'Arco, e Gorotire, em Cumaru do Norte. Já nos municípios de Redenção e São Félix do Xingu, o atendimento foi executado aos indígenas que vivem no contexto urbano.

Dignidade - A Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza teve um papel central na capacitação das equipes municipais sobre o Cadastro Único, garantindo que as informações das famílias indígenas sejam corretamente inseridas nos sistemas sociais. Houve atendimentos diretos às comunidades, incluindo orientações sobre o Programa Dignidade Menstrual, que garante acesso a absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Nós fomos chamados pela Funai para estar nos territórios indígenas aqui da região do Araguaia, e levar capacitações. Primeiro, fizemos um momento de orientação para os gestores do Suas, dos municípios e servidores dos Cras. Agora, estamos nos deslocando para os territórios indígenas para levar serviços, orientações sobre o Bolsa Família e outros programas do Cadastro Único”, disse Vitória Batista, técnica da DRCCP.
“Essa parceria entre Seaster e Funai viabiliza o fortalecimento do atendimento socioassistencial às comunidades indígenas da região do Araguaia, promovendo inclusão e acesso aos serviços essenciais. Seguimos comprometidos em viabilizar assistência aos que precisam, por todo o Pará, além de poder proporcionar qualificação, para que todos tenham mais dignidade, bem-estar e renda garantida por meio do seu trabalho”, ressaltou o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim.
A Diretoria de Assistência Social promoveu reuniões com lideranças indígenas e equipes municipais para fortalecer o trabalho social dentro dos territórios, além de incentivar a participação dos povos indígenas nos conselhos municipais de Assistência Social. A ação será encerrada nesta sexta-feira (28). (Com informações de Yuri Granha)