Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTEJOS

Passeio ciclístico integra comemoração de aniversário da Polícia Militar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/09/2015 14h09

A manhã deste domingo (20) começou mais saudável para cerca de 200 pessoas que participaram do I Passeio Ciclístico que faz parte da programação em comemoração aos 197 anos da Polícia Militar do Pará. Comandada pelo batalhão com bicicleta, que foi criado há cinco anos e é composto por cerca de 100 policias que atuam no centro de Belém em Ananindeua, o percurso teve 18 km e passou por três importantes espaços da PM.

O passeio teve a presença de policiais, mas foi aberto à comunidade. O representante comercial Bruno Vinagre, praticante de ciclismo nos fins de semana, disse que é sempre válida qualquer programação que incentive a prática da modalidade. “Além de propiciar a melhoria da qualidade de vida, esses passeios chamam a atenção para a prática em Belém, o que torna a atividade mais segura”, avalia.

Já o policial Mário Júnior viu no passeio a oportunidade de aproveitar o domingo em família. Ele estava com o filho Mateus Henrique Costa, 11 anos, que costuma acompanhá-lo em passeios no Parque do Utinga. “Mais do que saúde, é um momento de confraternizar não só com a família, mas com a comunidade em geral”, elogiou.

Para o cabo PM Waldenor Barroso, que está no policiamento ciclístico há cinco anos, é válido mostrar como é feito o trabalho. “Passamos por muito treinamento, preparação física, técnicas de abordagem, tudo para que possamos ter agilidade e produtividade, que é o que se espera da polícia em bicicleta”, contou.

O grupo saiu por volta de 8h30 do Centro de Formação de Praças (Cfap), que fica na Avenida Doutor Freitas, e seguiu pelas ruas de Belém. A primeira parada foi na Alcindo Cacela com Fernando Guilhon, em frente ao Quartel do Comando de Missões Especiais (CME), que já foi sucursal do Corpo de Bombeiros, já abrigou a Tropa da PM, o esquadrão da calaria e o Batalhão de Destacamento, o DPM e, em 200, passou a ser o CME.

A segunda parada foi no prédio que abrigava o 2º Batalhão, na esquina da Gama Abreu com Assis de Vasconcelos, cuja arquitetura é de quartel-prisão e que será restaurado para voltar a abrigar o 2º Batalhão e também o Museu da Polícia Militar. A última parada do passeio foi esquina da Jerônimo Pimentel com a Dom Pedro, em frente ao Hospital Geral de Belém, hoje do Exército, mas que já foi a sede da Cavalaria da PM, chegando a abrigar mais de 300 equinos. De lá, os cliclistas seguiram de volta ao Cfap, onde houve uma manhã alegre.