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SAÚDE PÚBLICA

Policlínica Metropolitana é certificada pela eficiência dos serviços ofertados à população

Unidade situada em Belém é o único serviço ambulatorial do Pará a receber o reconhecimento, que atesta a segurança no atendimento a seus usuários

Por Ascom (Governo do Pará)
26/03/2025 17h06

Estratégica para a população de Belém, a Policlínica Metropolitana, mais uma vez, atesta sua eficiência nos serviços de saúde pública. Nesta quarta-feira (26), a unidade foi pioneira no recebimento da Certificação dos Serviços de Saúde, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Na avaliação da Secretaria, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade manteve, no ano passado, regularidade na notificação de eventos adversos relacionados à assistência.

O reconhecimento ocorreu durante evento promovido na Sespa, pelas coordenações do Controle Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência (Ceciras) e pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp), do Departamento de Vigilância Sanitária do Estado (DVS/DEVS). A finalidade da programação foi valorizar estabelecimentos de assistência à saúde que notificaram eventos adversos de maneira regular em 2024.

“Nosso objetivo é certificar os serviços que lograram êxito na função de notificar eventos adversos no Sistema Nacional da Vigilância Sanitária. Ou seja, esse serviço tem o trabalho de vigiar e monitorar os eventos adversos que ocorrem nas instituições”, explicou Aryel Brito, coordenador do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente.

Eventos adversos - A enfermeira de Qualidade da Policlínica, Kelly Chistian da Costa, explicou que os Núcleos de Qualidade devem notificar eventos adversos ao Notivisa (sistema informatizado nacional para o registro de problemas relacionados), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, nem sempre é realizado pelas instituições.

“Essa certificação é sobre a regularidade nas notificações em todos os 12 meses do ano, e nós conseguimos fazer isso em 2024. Os eventos adversos são, por exemplo, falhas assistenciais, muitas vezes evitáveis, que atingem os pacientes, podendo causar danos ou não, tais como quedas, erros de identificação, troca de laudos, administração errada de medicamentos”, disse a enfermeira.

Profissionais da unidade durante evento na Sespa

Assistência - A certificação garante ao usuário da Poli Metropolitana total segurança no atendimento recebido. “A atenção e o compromisso com a segurança refletem diretamente na melhoria dos processos e na qualidade da assistência prestada aos usuários. Continuaremos empenhados nessa missão de promover um ambiente cada vez mais seguro para todos que utilizam os nossos serviços”, afirmou Kérina Quaresma, gerente Assistencial da Poli Metropolitana.

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente tem um papel fundamental ao engajar os profissionais no quesito de notificação de eventos adversos de qualidade e eficiência, para buscar a melhoria contínua dos processos.

“Trabalhamos fortemente na promoção da segurança psicológica, dentro de uma cultura justa, para que nossos colaboradores se sintam seguros em comunicar falhas — afinal, errar é humano. Com técnica e apoio decisivo da alta gestão, conseguimos consolidar o entendimento de que notificar é um ato de cuidado e responsabilidade. Aqui, temos clareza de que o objetivo das notificações é a melhoria contínua dos processos e a qualificação da assistência”, disse Paula Narjara Cartágenes, gerente Corporativa de Qualidade e Segurança do ISSAA.

Certificações - “No setor de saúde, as certificações são reconhecimentos de que uma instituição oferece à população um serviço de qualidade tanto na gestão da assistência, como na gestão administrativa. A Poli Metropolitana, ao longo dos últimos cinco anos, vem construindo esse legado. Ficamos felizes, pois o nosso trabalho e empenho sempre serão em benefício da população”, informou Anderson Albuquerque, diretor Executivo da Poli Metropolitana.

Entregue à população em 13 de janeiro de 2020, pelo Governo do Pará, a Poli Metropolitana é gerenciada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA). Em 2025, ela manteve, pelo segundo ano seguido, a certificação ONA Nível 1, que garante níveis assistenciais de qualidade e segurança aos pacientes.

A instituição é o primeiro ambulatório do Norte do Brasil no rol do Sistema Único de Saúde (SUS) a receber a certificação, sendo também pioneira como Central Diagnóstica do Pará e referência para a construção de mais seis unidades, que funcionam no mesmo modelo em outras regiões do Estado.

Texto: Roberta Paraense - Ascom/Poli Metropolitana