HRPC aprimora práticas de Humanização para aumentar o bem-estar dos usuários
Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital, em Capanema, trabalha ações para fortalecer a cultura do cuidado a pacientes e acompanhantes
No Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), a humanização no atendimento é uma prioridade. Por meio das iniciativas do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), reforçamos nosso compromisso com um acolhimento mais humano e atencioso. Entre as ações implementadas, destaca-se a padronização de um atendimento acolhedor já na recepção, garantindo que cada usuário seja tratado com respeito e empatia. Além disso, o GTH promove atividades internas que fortalecem a cultura do cuidado humanizado, beneficiando pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Vanessa Blante, presidente do GTH, ressaltou a importância do atendimento humanizado no HRPC. “O atendimento humanizado é essencial para garantir que cada paciente se sinta acolhido e respeitado. No HRPC, estamos reforçando essa cultura com a implementação de ações que promovem uma comunicação mais empática e personalizada. A partir de orientações simples, como a apresentação cordial, o uso de uma linguagem acessível e a disponibilidade para ouvir as necessidades do paciente, buscamos transformar a experiência de quem precisa dos nossos serviços. Pequenos gestos fazem toda a diferença e contribuem para um ambiente mais acolhedor e eficiente”.
Glenda Costa, Recepcionista no HRPC, compartilhou sua experiência. “Para nós, é fundamental acolher os usuários com respeito e empatia. Cada pessoa que chega aqui merece ser tratada com dignidade, e isso faz toda a diferença na experiência delas. Fico muito feliz em poder contribuir para que o ambiente do hospital seja mais acolhedor e confortável para todos”.
Lucilene Franco Amorim, 42 anos, residente no município de Capanema, e elogia as ações do GTH. “Vim hoje a uma consulta com o ginecologista e é muito bom saber desse cuidado que o hospital tem com seus usuários. As moças da recepção me trataram muito bem, estão todos de parabéns pela iniciativa”.
O Hospital assegurou 680. 912 atendimentos, de janeiro a novembro de 2024, com um índice de 99,46% de satisfação dos usuários.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC