Alunos da rede estadual de ensino iniciam revisão para ENEM e Prova Brasil
Começaram nesta segunda-feira (21) as aulas de revisão de conteúdos para estudantes da rede pública estadual, matriculados no 3º ano do Ensino Médio, objetivando as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em outubro, e para alunos do 5º ano e da 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais e municipais, que farão a Prova Brasil, em novembro.
As aulas também servem para outras avaliações educacionais e são ministradas no Sistema de Ensino Universo (Ensino Médio) e na Escola São Geraldo (Ensino Fundamental), além de unidades em Belém e nos municípios de Ananindeua, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, Breves e Marituba. Até o dia 21 de novembro, os estudantes terão aulas no contraturno das atividades pedagógicas em suas respectivas escolas.
No início das aulas, meninos e meninas do Ensino Médio compareceram ao Colégio Universo, na travessa Castelo Branco, e receberam aulas de Língua Portuguesa, com o professor Júlio Reis, e Matemática, a cargo do professor Edson Lobo.
“Poder estudar mais é importante, porque as provas são para valer, exigem muito da gente. Então, estar aqui no Universo, por meio de parceria com a Seduc, é um incentivo para nós, estudantes”, declarou a aluna Brenda Jeane Dias, 20 anos, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, do bairro do Souza, que pretende cursar Medicina.
Já Marlon Gama, 28 anos, estudante da Escola Ruth Rosita, do bairro de Fátima, quer se formar em Geografia. “Eu acredito que essas aulas vão nos ajudar na preparação para as provas. Pretendo aproveitá-las ao máximo”, disse. Os estudantes do Ensino Médio farão três simulados ao longo da programação de reforço escolar.
Foco - O começo das aulas foi acompanhado pela diretora de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Clara Yunes; a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Marizete Martins; e gestores do Universo, Edilson Valente e Leopoldo Santana Júnior. Na Escola São Geraldo, em Ananindeua, o gestor do colégio, José Duarte, e professores recepcionaram os alunos no primeiro dia de atividades pedagógicas.
“Vocês devem estudar mais do que vocês já estudam, porque este é um momento importante na vida de cada estudante. É preciso ter foco naquilo que se busca. E é por esta razão que a Secretaria de Educação atua nesta parceria de revisão de conteúdos, em conjunto com o Pro Paz na realização das aulas presenciais e pela TV do Pro Paz ENEM e em outras ações”, disse Yunes.
A diretora observou que em 2014 o processo seletivo da UEPA teve 800 estudantes de escolas públicas aprovados. Clara Yunes afirmou que nos dias 13 e 14 de outubro a Seduc promoverá a 2ª avaliação unificada do Ensino Médio, destinada a 95 mil alunos.