Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Parfor define calendário acadêmico para o próximo ano

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/09/2015 15h23

Na 61ª reunião ordinária do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará (ForProf-PA), nesta terça-feira (22), no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA, gestores de instituições públicas de ensino superior e dirigentes de secretarias municipais de Educação aprovaram o Calendário Acadêmico 2016 do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação.  

O ForProf-PA (responsável pelo Plano no Estado) é coordenado pelo professor Roberto Silva, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O Parfor viabiliza a formação inicial de professores de escolas públicas estaduais e municipais mediante a ação integrada de instituições públicas de ensino superior. O Pará reúne 22 mil professores em formação pelo Parfor.

O Calendário Acadêmico 2016 do Parfor abrange a primeira etapa (de 4 de janeiro a 27 de fevereiro), o retorno dos concluintes (de 23 a 28 de maio), a segunda etapa (de 4 de julho a 13 de agosto) e o retorno (de 14 a 19 de novembro). A partir do calendário são encaminhadas providências para a participação dos professores na programação de formação específica (cursos de graduação – licenciatura em quatro anos) ofertada pelo Parfor.

Seis instituições de ensino atuam no Parfor no estado do Pará. São elas: a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O Parfor funciona no Pará desde 2009 e viabiliza a formação superior de professores de nível médio; professores com formação superior (bacharelado ou licenciatura) diferente da que exerce na escola.

Ensino - Diretor do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor/Seduc), o professor Roberto Silva destacou que a formação inicial de professores da rede pública retrata a relação institucional da Secretaria de Educação com as universidades e fortalece a relação com os municípios. “O Parfor possibilita que as secretarias estaduais e municipais possam organizar seus calendários acadêmicos a fim de se evitar prejuízos para os professores  e os alunos”, informou.

Essas ações contribuem para dinamizar a relação ensino-aprendizagem, já que a formação inicial visa aprimorar a qualidade das atividades dos professores mediante um trabalho específico e, concomitantemente, a qualidade do ensino nas unidades escolares da rede pública no Estado.

Participaram da 61ª reunião ordinária do ForProf-PA o reitor da Uepa, Juarez Quaresma; pró-reitora de Graduação, Ana Conceição de Oliveira; a coordenadora do Parfor/UEPA, Antônia Zelina, e os gestores Márcio Nascimento, da UFPA; Janae Gonçalves, da UFRA; Nair Mascarenhas, da Undime; Raimunda Costa, da Ufopa, e Cledson Jair, do IFPA.