Hospital de Campanha vai reforçar atendimentos durante o Círio de Nazaré
Um hospital de campanha, pertencente ao Ministério da Saúde, será instalado em Belém durante as festividades do Círio de Nazaré. Durante audiência em Brasília nesta terça-feira (22), o secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, conseguiu no ministério que o hospital seja instalado em Belém e funcione entre os dias 5 e 15 de outubro.
O pedido foi feito por causa do incêndio ocorrido no Pronto-Socorro Mário Pinotti, do Umarizal, que deixou o hospital sem condições plenas de atendimento. Os pacientes encaminhados ao hospital de campanha vão ter atendimento em regime de primeiros-socorros e, após uma triagem, encaminhados aos 19 hospitais já credenciados pela Secretaria de Saúde para atendimentos mais complexos. A estrutura, toda inflável, sairá de Brasília no dia 1º de outubro, chegará a Belém no dia 3 e será instalada em um dos galpões desocupados da CDP, ao lado da Estação das Docas.
São três estruturas infláveis, cada uma com 42 metros quadrados, com gerador próprio e sistema de ar refrigerado. Pelo acordo, o Ministério da Saúde garante o transporte e a estrutura física do Hospital de Campanha e o Governo do Pará, os profissionais, materiais hospitalares, abastecimento de água, tratamento de resíduos, segurança do espaço e ambulâncias. O hospital conta com dois leitos semi-intensivos e 18 de estabilização.
Maria Inez Gadelha, Coordenadora Geral de Média e Alta Complexidade do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde, e Júlia Albuquerque Pacheco, coordenadora geral substituta da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentaram ao secretário Vítor Mateus as exigências do ministério para a liberação do hospital de campanha e garantiram a liberação do equipamento no apoio à maior festa religiosa do povo paraense.
Segundo o secretário, com base em números de anos anteriores, cerca de 800 a 900 atendimentos são feitos nos dois principais dias da festividade, as procissões da Trasladação e do Círio. Para o secretário, a instalação do hospital de campanha garante mais segurança aos romeiros, turistas e habitantes de Belém durante a festividade. “É nossa maior festa, e não podemos deixar que nada apague esse brilho, por isso a instalação do hospital é de fundamental importância para que tudo ocorra sem grandes problemas”, disse o secretário.