Evento fortalece compromisso da Escola de Governança com a Agenda 2030 da ONU
Em encontro realizado no formato on-line, a EGPA reforçou o compromisso do governo do Estado com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Ações da Agenda 2030, desenvolvidas pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) após o encontro da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), realizada em 2023, na Suíça, foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (14), em Belém. O evento, no formato on-line, teve como público-alvo gestores e profissionais de escolas de governo dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além das escolas de Governo dos Tribunais de Contas, dos Ministérios Públicos, das Advocacias Públicas e das Defensorias Públicas.
O evento teve como objetivo fortalecer as redes de compromisso das escolas de governo com a Agenda 2030. Na solenidade de abertura, Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA, enfatizou a importância das ações para governo estadual. “O Governo do Pará, por meio da EGPA, tem se dedicado incansavelmente ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que são o norte para ações públicas e se entrelaçam com o nosso compromisso de promover um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, frisou o gestor da EGPA.

“Agradeço imensamente a presença de todos e a participação ativa em nossa jornada de transformação pública. Juntos, podemos acelerar os processos de inovação e transformação do serviço público, sempre com um olhar voltado para os ODS”, disse Helvio Arruda, destacando a importância do fortalecimento de parcerias existentes e a busca por outros aliados.
O evento contou com o apoio de profissionais que trabalham com inovação para transformar a gestão pública. Segundo Reinan Abreu, coordenador do Laboratório de Inovação e Gestão de Educação a Distância (LabInov/EGPA), foi um marco para consolidar uma cultura de avaliação e evidências dentro das escolas de governo, alinhando as ações ao compromisso global da Agenda 2030.
“A avaliação não deve ser vista apenas como um instrumento técnico, mas como um pilar estratégico para aprimorar políticas públicas, fortalecer instituições e garantir serviços mais eficientes e inclusivos à sociedade. Temos avançado nesse propósito por meio do nosso Laboratório de Inovação e gestão de educação a distância, onde buscamos atuar como um catalisador de mudanças”, disse Reinan Abreu.

Conhecimento - A Escola de Governança Pública gera conhecimento, fomenta redes de colaboração e apoia a implementação de políticas públicas inovadoras. O compromisso da instituição é construir soluções mais eficazes para o setor público, alinhadas aos princípios de transparência, eficiência e desenvolvimento sustentável.
“A implementação do Agenda 2030 no Brasil exige união entre gestores e servidores públicos comprometidos”, acrescentou o coordenador. A EGPA atua não apenas com a formatura de servidores públicos, mas também como promotora da implementação dos ODS nas ações cotidianas do serviço público no Pará. Os resultados concretos de parceiros e boas práticas geram impactos positivos em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, rentabilidade.
A reunião também teve a participação de Brayam Rodrigues, fundador e coordenador da Semana da Avaliação em Escolas de Governo; Samantha Salve, oficial de Dados e Monitoramento de Sistema das Nações Unidas no Brasil; Lavito Bacarissa, secretário Executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS/Presidência da República); Yuri Souza, coordenador-geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), e Carlos Moura, coordenador nacional do Grupo de Trabalho de Escolas de Governo do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).