Polícia Civil promove ação no Dia Internacional contra Exploração Sexual
A Polícia Civil promove nesta quarta-feira (23) uma série de ações educativas alusivas ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças, em Belém. Sob coordenação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, a atividade será coordenada por policiais civis que atuam nas Delegacias Especializadas no Atendimento de Crianças e Adolescentes (Deacas). De 7h30 ao meio-dia, as equipes policiais estarão na Praça da República, perto do Theatro da Paz, em uma Delegacia Móvel, para promover atendimentos ao público e receber denúncias.
Segundo a delegada Simone Edoron, as equipes das Delegacias Especializadas farão abordagens às pessoas em uma ação voltada à conscientização. "Por meio da informação à sociedade, vamos informar sobre como ocorrem a exploração sexual e o tráfico de crianças, de adolescentes e de mulheres, e ainda informar sobre como fazer a identificação do crime e de que forma proceder e onde denunciar", explica.
A ação será coordenada pelas delegadas Ariane Melo e Silvia Tavares, com equipe formada por quatro investigadores. Haverá ainda a participação das coordenadoras do setor social do Programa Pro Paz Integrado, do Governo do Estado, responsável em dar atendimentos psicossociais às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.
"A ação tem por objetivo enfrentar a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres alertando a orientado a população sobre essa grave violação de direitos, fomentando a discussão com a sociedade, através de um contato direto com os moradores, trabalhadores e transeuntes do local", destaca. Na Delegacia Móvel será possível prestar atendimento de casos de violência e fazer registro de Boletim de Ocorrência, além de tomar providências imediatas necessárias a cada caso.