Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Iniciativa inclusiva do CIIR fortalece o empreendedorismo e a autoestima feminina

Evento promove inclusão, geração de renda e valorização da mulher

Por Ascom (Governo do Pará)
13/03/2025 16h46
Rosilene Moreira e sua filha, Layane Nascimento, ao lado da professora de Teatro, Paula Barros

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou na tarde desta quinta-feira (13), a terceira edição da Feira de Empreendedores de 2025, iniciada na última terça-feira, 11. O comércio inclusivo possibilita a usuários, acompanhantes e colaboradores a complementação da renda, incentiva o empreendedorismo e promove a inclusão social, gerando oportunidades aos participantes durante os atendimentos em saúde.

De acordo com Wilson Passos, auxiliar Administrativo do setor de Arte e Cultura, responsável pela organização da feira, a edição de março trouxe uma diversidade de produtos, incluindo alimentos, vestuário, artesanato, decoração, acessórios inclusivos e papelaria.

"Além disso, por ser um mês que reforça o respeito, a valorização e a importância das mulheres na sociedade, entre os 39 empreendedores participantes, destacamos a presença de mulheres que expuseram produtos voltados ao autocuidado feminino, contribuindo para elevar a autoestima das mulheres aqui no Centro", ressaltou Passos.

Lucianne Queiroz: ’Autocuidado em primeiro lugar!’

Empreendedoras em destaque – Durante a terceira edição do evento, Lucianne Queiroz, 41 anos, participou pela quarta vez da Feira de Empreendedores, onde apresentou ao público os produtos que comercializa: skincare, protetor solar, maquiagem e perfumaria.

"Participar da Feira de Empreendedorismo do CIIR é muito importante para mim. Quando conheci o evento, percebi o quanto ele poderia agregar ao meu trabalho. Além disso, tive a oportunidade de oferecer serviços de maquiagem, o que me mostrou o quanto é gratificante ajudar as mulheres, especialmente as mães, que muitas vezes não têm tempo para se cuidar. Ver a felicidade delas ao se sentirem mais bonitas é algo maravilhoso", destacou.

A empreendedora também ressaltou a importância do autocuidado feminino:
"O primeiro passo é se cuidar mais. Quando a mulher se cuida, sua qualidade de vida melhora. O autocuidado é essencial, e esse mês, em especial, reforça essa necessidade. Mas não é só agora – esse cuidado deve ser contínuo. Muitas mulheres negligenciam a hidratação da pele, por exemplo. Além disso, a maquiagem não é apenas estética, ela eleva a autoestima. Quando uma mulher se maquia, ela se sente melhor, mais confiante, como se fosse outra pessoa", afirmou.

Os colaboradores Paula Barros e Wilson Passos entregam brindes aos participantes do jogo da roleta

Valorização da mulher – A terceira edição da feira também trouxe uma ação de humanização para destacar a importância da mulher, por meio de um jogo de roleta interativo. Fantasiada como a personagem Nana Sensitiva, a professora de Teatro do CIIR, Paula Barros, conduziu a atividade com usuárias e acompanhantes.

"Mais do que um evento dentro da feira, o jogo de roleta com as mulheres foi um momento de conexão e reconhecimento. Os empreendedores presentes ofereceram brindes como forma de divulgação e valorização, que disponibilizamos às participantes do jogo. A proposta incluía desafios como ‘Eu Sou’, ‘Cante uma Música’, ‘Verdadeiro ou Falso’ e ‘Uma Mulher da Sua Vida’, incentivando as mulheres a se reconhecerem, se expressarem e celebrarem sua força", explicou Paula Barros.

No jogo, as participantes compartilhavam algo positivo sobre si mesmas, interagiam por meio da música, respondiam perguntas que reforçavam seu valor e contavam histórias inspiradoras sobre outras mulheres que marcaram suas vidas. “Afinal, a vida é feita de mulheres, e cada uma tem uma história especial para contar,” concluiu a professora.

A usuária Layane Nascimento fez questão de participar da dinâmica durante os atendimentos em saúde e foi presenteada

Aprovação – A dona de casa Rosilene Moreira, 42 anos, mãe de Layane Nascimento, 11 anos, usuária do serviço de reabilitação do CIIR, elogiou a iniciativa. A família, vinda de Goianésia do Pará, na Região de Integração Lago de Tucuruí, recebe assistência do Centro por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

"Achei interessante essa atividade porque destaca a importância da mulher para si mesma e para a sociedade. Minha filha também gostou e quis participar, então foi um momento de diversão para ela e de alegria para todas nós. Gostei muito, foi uma experiência bacana. Enquanto aguardávamos o atendimento em saúde, ela aproveitava e se divertia. Muito bom", disse Rosilene, destacando a relevância da ação no mês de comemoração do Dia das Mulheres, celebrado mundialmente no último sábado, 8.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

A empreendedora de cosméticos promoveu autoestima e bem estar feminino durante o evento inclusivo

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR