Governo do Pará inaugura obras no oeste do Pará
O Governo do Estado do Pará inaugura no sábado (26), às 10h30, a ponte sobre o rio Curuá, localizada na rodovia PA-254, no município de Alenquer, no Oeste do Estado. Com investimento de R$ 13.789.813,11, a estrutura tem 370 metros de extensão e aproximadamente nove metros de largura, permitindo a integração de Alenquer com outros municípios da região, de Prainha até Oriximiná, além de viabilizar o escoamento da produção agrícola e extrativista dos municípios que integram a Calha Norte. O governador do Estado, Simão Jatene, participa da cerimônia ao lado de prefeitos da região e secretários de Estado.
A estrutura conta com pavimentação, sinalização horizontal, vertical e pontos refletivos. Toda a ponte foi asfaltada, assim como os dois acessos de 100 metros de pavimentação de cada lado. A pavimentação da PA-255 foi dividida em dois lotes. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), o primeiro deles deve ser entregue em novembro e o segundo até o final do ano. O primeiro vai de Monte Alegre até a vila do Mururu, e corresponde a 41 km. O segundo lote inicia na Vila do Mururu e segue até o porto de Santana do Tapará, em . Já na PA-254, a Setran tem trabalhado com a terraplanagem para melhorar as condições da estrada de terra, que se prolonga até o município de Oriximiná.
Energia de qualidade em Óbidos e Oriximiná
Também no sábado, 26, serão inauguradas pelo governo do Estado e pela Celpa, as mais novas subestações localizadas nos municípios de Óbidos e Oriximiná, no Oeste do Estado. Com as obras finalizadas, as duas cidades estão integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que simboliza um marco histórico para as localidades, que antes eram atendidas por meio de sistemas isolados, com energia elétrica proveniente de usinas termelétricas.
No total, o investimento da Celpa nos dois municípios ultrapassa R$ 40 milhões. Além das subestações, a série de melhorias também contemplou a construção de mais de 80 quilômetros de linhas de transmissão para conectar as cidades ao sistema. Cerca de 9.700 famílias em Oriximiná e em torno de 10.200 famílias em Óbidos são beneficiadas com a nova aquisição, o que pode significar mais de 80 mil pessoas usufruindo de energia de qualidade.
Entre as dificuldades enfrentadas pelas duas cidades por conta do tipo de suprimento, estavam os riscos ambientais com o manuseio e queima de aproximadamente 25 milhões de litros de óleo por ano, o que ocasionava grande emissão de CO2, e também a restrição à liberação plena do mercado consumidor de energia. Esses dois itens impactavam de forma negativa no potencial econômico e, consequentemente, no desenvolvimento local.
A interligação dos municípios de Oriximiná e Óbidos é apenas uma etapa do projeto da Celpa denominado “Calha Norte”, que deve viabilizar também, nos próximos anos, a interligação de mais seis municípios: Alenquer, Monte Alegre, Terra Santa, Faro, Curuá e Prainha. A expectativa é de que sejam construídas de quatro a seis novas subestações para melhorar ainda mais o atendimento na região.
Subestações – As subestações são responsáveis pela transformação de energia, que é gerada nas usinas, levadas pelas linhas de transmissão e transformadas nas subestações. Após esse processo, é feita a distribuição de energia para que seja entregue ao cliente da Celpa.