Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CINEMA

Produções do Projeto Biizu na tela do Cine Líbero Luxardo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/09/2015 16h53

Em pouco mais de uma semana, mais de 50 estudantes das escolas estaduais Albanízia de Oliveira (Souza), Anísio Teixeira (Umarizal) e do Lar Fabiano de Cristo (Guamá), participaram das oficinas de audiovisual levada pelo Projeto Biizu. A programação integrou a VI Mostra de Cinema da Amazônia e os resultados das oficinas estão sendo exibidos no Cine Líbero Luxardo.

"A Espiã", vídeo resultante da oficina do Lar Fabiano de Cristo, foi exibida na noite de terça-feira, 22. Com 5 minutos, o filme de ficção teve roteiro dos próprios estudantes. Segundo o ministrante da oficina, Thiago Souza - diretor da 3D Lux Filmes e editor da Secretaria de Estado de Comunicação – a exibição dos resultados da oficina no cinema deu um novo impulso aos alunos. "Os olhos deles brilharam quando eu disse que o filme seria exibido no cinema. A oficina estimulou muito a vontade deles de produzir. E principalmente de não fazer qualquer coisa", contou o diretor. A oficina no Lar Fabiano de Cristo contou ainda com a parceria do Polo de Leitura Resistência Guamazônica, que mantêm um núcleo de comunicação no local.

"Eu imaginava que fosse tudo difícil, mas aprendi que basta conhecimento e boa vontade". Assim acredita a estudante Yara Villanova, 16 anos, aluna do 1º ano da Escola Estadual Albanízia de Oliveira, e que assumiu a direção de making of do curta "O Zelador", produzido dentro da oficina ministrada por Kaike Fortaleza, dentro do mesmo projeto. Para ele, a oficina é um ponto importante para aproximar os estudantes do universo audiovisual. "São 23 alunos participando aqui e todos com muito interesse. É gratificante esse retorno", diz Kaike, que ministra oficinas pelo Biizu pela primeira vez.

Para a diretora da Escola Albanízia de Oliveira, Évila Silva, o mais importante na atividade é conseguir aproximar ainda mais o aluno da escola. "Eles não ficam apenas no resultado da oficina. O que aprendem, eles levam pros trabalhos de disciplinas como geografia, ciências, história e língua portuguesa", afirma a diretora. Esta é a segunda vez que o Projeto Biizu chega até a escola do bairro do Souza.

Já no bairro do Umarizal, a oficina foi ministrada por Felipe Braun na Escola Estadual de Educação Tecnológica Anísio Teixeira. Os 18 alunos participantes fazem parte da turma de Marketing do ensino integrado. Para eles, a oficina complementa o aprendizado da sala de aula. "Nós vamos inscrever um projeto no concurso para estudantes da Polícia Rodoviária Federal. Já queríamos um vídeo, só não sabíamos como fazer. Agora já temos a técnica que nos faltava", informou o estudante Jonatas Botelho, 19 anos.

Com um roteiro de ficção, os alunos produziram o curta "Lados Opostos". Para Felipe Braun, a interação com a escola é o ponto mais forte, pois viabiliza a prática da educomunicação.

As oficinas de audiovisual do Projeto Biizu foram realizadas entre os dias 14 e 22 de setembro. Os resultados serão exibidos ainda nesta sexta-feira, 25, e sábado, 26, sempre às 19h, no Cine Líbero Luxardo, dentro da VI Mostra de Cinema da Amazônia.