Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO

Obras de macrodrenagem dos canais Bengui e Marambaia chegam a 60% de conclusão

Os projetos de urbanização em Belém, com impacto na saúde pública, beneficiarão cerca de 200 mil pessoas, em mais um legado da COP 30

Por Gustavo Pêna (SEOP)
07/03/2025 12h14

O Governo do Pará avança no maior programa de macrodrenagem da história de Belém. Desde 2019, o Estado garantiu obras em 17 canais da capital paraense, proporcionando saneamento, infraestrutura e qualidade de vida para milhares de pessoas. Dois desses investimentos, nos canais do Bengui e Marambaia – que inclui a adequação da Rua das Rosas -, já alcançaram 60% de serviços executados. Os trabalhos vão beneficiar cerca de 200 mil moradores, em mais um importante legado da COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas).

As obras nos canais são essenciais para conter alagamentos e oferecer qualidade de vida aos moradores

A macrodrenagem dos canais Bengui e Marambaia acabará com alagamentos na região, garantindo fluidez das águas das chuvas com a retificação de quase 1,9 quilômetro até o canal São Joaquim. As obras vão proporcionar infraestrutura e saneamento básico a partir da construção de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem. No local também será construída uma Estação Elevatória de Esgoto.

“Essa região era esquecida. Além dos alagamentos que não deixavam ninguém transitar por aqui, era tudo formado por mato. A gente fica feliz por ver essa obra acontecendo, pois ninguém mais esperava que seríamos vistos, valorizados. Minha família e eu, acredito que os outros moradores também, agradecemos por esse trabalho do Governo do Pará”, disse o técnico em Eletrônica Marcondes Oliveira, morador do Bengui.

Estrutura - Os canais receberão sete pontes, três passarelas e uma praça com quadra poliesportiva, playground e academia ao ar livre, além de urbanização viária com a pavimentação de vias. Por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) será garantido o Programa “Aterramento de Quintais” para moradores do entorno dos canais. A Rua das Rosas, que liga as avenidas Centenário e Augusto Montenegro, receberá asfaltamento, drenagem, sarjeta, calçada, meio-fio e sinalização.

“A macrodrenagem dos Canais da Marambaia e do Bengui avança com os serviços de saneamento, que vão melhorar a qualidade de vida da população do entorno. São mais de 1.800 metros de obras nos canais, além da pavimentação da Rua das Rosas. Hoje, a água já escoa com mais fluidez, evitando os alagamentos. São cerca de 110 funcionários, quase 25 equipamentos trabalhando, mesmo com chuva, para cumprir o cronograma que vem sendo acompanhado de perto pelo governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan”, informou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Obras continuam em mais 13 canais

Entregas – O governo estadual já entregou o saneamento do Canal do Tucunduba. Iniciadas nos anos de 1990, as obras se arrastaram durante décadas e, atualmente, garantem mais infraestrutura urbana e qualidade de vida para cerca de 200 mil pessoas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco. Os serviços proporcionaram mobilidade, com cerca de 6 quilômetros de vias asfaltadas.

O Estado entregou um trecho do Canal União, a etapa final do Canal da Mundurucus e, em janeiro deste ano, os canais da Timbó e Gentil Bittencourt, no trecho entre a Avenida Tucunduba e a Travessa Teófilo Conduru.

Em andamento - O governo do Estado prossegue os trabalhos em 13 canais da capital paraense: Sapucajuba, Lago Verde, Bengui, Marambaia, Vileta, União, Leal Martins, Caraparu, Cipriano Santos, Mártir, Murutucu, Tamandaré e Doca.

Parte dessas obras integra o volume de investimentos destinados à preparação de Belém para a COP 30. Os serviços avançam dentro do cronograma, e vão garantir mais de 10 quilômetros de áreas urbanizadas.