Hospital de Tailândia investe na segurança do paciente para aprimorar a assistência prestada à região
O hospital está implementando uma nova fase voltada ao aprimoramento da comunicação entre profissionais de saúde, pacientes e familiares

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) mantém investimentos contínuos na segurança de seus usuários, reforçando seu compromisso com a qualidade do atendimento e a redução de riscos assistenciais. Entre as iniciativas adotadas, a comunicação efetiva entre a equipe multiprofissional se destaca como uma ferramenta essencial para evitar danos desnecessários aos pacientes, promovendo cuidados cada vez mais seguros e eficazes.
Seguindo as diretrizes das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o hospital está implementando uma nova fase voltada ao aprimoramento da comunicação entre profissionais de saúde, pacientes e familiares.
Além dessa iniciativa, a unidade tem investido na capacitação contínua das equipes assistenciais e administrativas. Essas formações fortalecem a cultura de segurança, aprimoram protocolos assistenciais e garantem um atendimento humanizado e de excelência.

Aprovação dos usuários
Entre os beneficiados pelas estratégias de gestão está Antônia Eliete Barbosa Moura, 44 anos, que realizou um exame de endoscopia no HGT e elogiou a qualidade do atendimento. “Fui muito bem atendida. Já vim outras vezes ao HGT e sempre me senti segura com a assistência. Além disso, considero o atendimento humanizado por todo o acolhimento que nos proporcionam. Eu indicaria o hospital”, afirmou a doméstica.
Capacitação e segurança do paciente
No último mês, o hospital promoveu um treinamento sobre Comunicação Efetiva entre profissionais de saúde, para aprimorar a interação entre as equipes e garantir uma troca de informações clara e assertiva. A ação teve como propósito aumentar a segurança do paciente, otimizar processos de trabalho e reduzir falhas comunicativas.
Com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o evento contou com a participação de 212 profissionais, evidenciando o compromisso do hospital com a excelência na assistência à saúde.
A capacitação foi conduzida pela enfermeira Marayza Pinheiro Nunes, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que ressaltou a importância do treinamento para evitar falhas e melhorar a interação entre equipes e pacientes.
A adoção dessas práticas fortalece a confiança entre profissionais e pacientes, reduzindo riscos como erros de medicação, falhas na continuidade do cuidado e eventos adversos evitáveis. Além disso, a iniciativa está alinhada aos padrões de acreditação hospitalar, contribuindo para um atendimento mais seguro e humanizado.
Em 2024, o HGT realizou 566 treinamentos, totalizando 27.627 horas de capacitação para seus colaboradores. Como reflexo dos esforços da administração, a unidade atingiu uma média geral de satisfação dos usuários superior a 92% no mesmo ano, demonstrando o reconhecimento da população pelos avanços na qualidade, segurança e humanização da assistência prestada.
Números do HGT
Em 2024, o hospital registrou mais de 324 mil atendimentos. A unidade conta com 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis para adultos e três pediátricos.
Os serviços do HGT são acessíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Texto: Pedro Amorim/Ascom HGT