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Fasepa utiliza teatro-fórum para reforçar laços familiares de socioeducandos

Com o espetáculo 'Amores de Carnaval', a Unidade de Atendimento Socioeducativo 2 adaptou a obra Orfeu da Conceição para promover diálogo sobre o papel das famílias no desenvolvimento dos adolescentes

Por Governo do Pará (SECOM)
01/03/2025 09h26

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase 2), localizada em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), promoveu o evento “Amores de Carnaval”, espetáculo teatral que visa ressignificar as relações familiares dos socioeducandos. A peça, adaptada da obra Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, propôs uma reflexão sobre o amor que adoece, seja por exagero, culpa ou omissão.

O evento, realizado na quinta-feira (27), com o tema "Quem Ama Demais: Entre o Afeto, os Limites e a Responsabilidade", contou com a presença da gestora da unidade, Maria de Jesus Teixeira, equipe técnica, socioeducadores, socioeducandos e seus familiares.

A atividade estimula o diálogo entre as famílias e valoriza a cultura

A participação das famílias de jovens privados de liberdade é crucial para fortalecer a cultura e criar estratégias educativas eficazes. O evento, encenado no formato de teatro-fórum, promoveu diálogo e reflexão sobre o papel das famílias no desenvolvimento dos adolescentes, e ofereceu uma oportunidade para reconstruir laços afetivos, além de democratizar o acesso à cultura.

Georgete Costa, psicóloga da Uase 2, destacou a relevância da atividade para o processo socioeducativo, ressaltando que, além de incentivar o acesso à arte e despertar a criatividade, a iniciativa promove integração e fortalece os laços familiares. "Com a presença das famílias dos adolescentes, e a participação dos servidores e professores, conseguimos alcançar o êxito esperado. Durante a ação, envolvemos todos os participantes, desde a oficina para produção de acessórios e figurinos até a produção musical, cenários e apresentação. Tudo isso foi realizado na quadra esportiva da unidade, em um ambiente seguro, garantido por toda a equipe, com respeito e tranquilidade", disse a psicóloga.

Muitas famílias enfrentam o dilema de apoiar os socioeducandos enquanto os preparam para conquistar autonomia. O evento abordou questões sobre relacionamentos interpessoais, discutindo temas como amadurecimento e responsabilidade afetiva.

Ferramenta socioeducativa - O teatro-fórum foi a metodologia escolhida para o evento, por visar à quebra de barreiras entre atores e espectadores, promovendo a interação e abordando questões sociais e pedagógicas por meio das artes cênicas.

O arte-educador e diretor do Teatro Fórum, João Paulo Costa, explicou o processo criativo. "Pensamos em trabalhar a obra Orfeu da Conceição adaptando-a para a realidade do tema sugerido no encontro de famílias. Durante os ensaios, tivemos a construção de personagens, elaboração de figurinos e a realização de exercícios teatrais, com o apoio dos socioeducandos. Contamos também com o suporte de professores de música do Centro Cultural e Esportivo da Fasepa (Apoena), que utilizaram composições dos adolescentes para criar marchinhas, compondo a sonoplastia da obra. A música foi fundamental para a ambientação emocionante da peça", destacou João Paulo Costa.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a arte desempenha um papel importante no processo educativo. O Artigo 58 reforça que o processo educacional deve considerar a criatividade e o acesso às fontes de cultura como elementos fundamentais no desenvolvimento de jovens privados de liberdade.

Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa