Santa Casa forma mais 81 especialistas em saúde para a sociedade
Instituição é referência em saúde para todo o Estado e há décadas também se destaca como instituição de ensino, pesquisa e extensão

“Nós formamos especialistas, médicos, multiprofissionais e mestres que entregamos para a sociedade, e isso é muito importante no contexto da saúde, e sobretudo aqui na nossa região. Essa é a nossa contribuição, entregar para a sociedade profissionais bem formados, capacitados, que possam realizar um atendimento de qualidade, humanizado e com conhecimento técnico”.
A declaração é de Érica Cavalcante, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, sobre a formatura de 51 residentes médicos, 18 residentes multiprofissionais e 12 mestres, em solenidade realizada na segunda-feira, 25, no Teatro Margarida Schivasappa em Belém.
O médico Kleber Augusto de Morais, que concluiu a residência na especialidade de medicina intensiva, falou do sentimento de concluir a formação. “Satisfação por ter concluído mais esta etapa da minha formação médica e acima de tudo uma imensa gratidão pelas oportunidades, vivências e conhecimentos que a fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará me proporcionou ao longo dos últimos 3 anos”.

Além dos formandos e seus familiares, a solenidade contou com a presença do presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, dos diretores da instituição, dos médicos preceptores das residências e professores e orientadores do mestrado, além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, professor Jofre Jacob da Silva Freitas.
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) é referência em saúde para todo o Estado e há décadas também se destaca como instituição de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto de formação conta com a residência médica que desde o século passado garantiu o diploma a quase 900 especialistas; a Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, que desde 2012 formou 200 especialistas de 7 categorias profissionais da área da saúde, e também qualifica por meio do Mestrado Profissional Gestão em Serviços de Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Amazônia, que oferta 12 vagas/ano tendo formado 132 mestres.

A diretora da área de assistência da Santa Casa, Norma Assunção considera que a ampla formação ofertada pela Santa Casa, contribui com a assistência em saúde para próprio hospital e para toda a sociedade, durante e após as especializações.
“Formar essas pessoas é realmente entregar à sociedade profissionais qualificados para um atendimento à nossa população e também possibilitar que essas pessoas possam futuramente serem profissionais na nossa instituição, serem acolhidos pela instituição que os formou. Então a Santa Casa pode estar formando aqui os nossos próximos profissionais e possíveis gestores, garantindo à população uma condição de assistência à saúde digna, qualificada e segura.