Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO

Hemopa promove campanha de doação de sangue em escola profissionalizante

A Siepa, voltada à formação técnica em Enfermagem, mobilizou alunos para ampliar o estoque do Hemopa durante o período carnavalesco

Por Governo do Pará (SECOM)
27/02/2025 12h30

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta quinta-feira (27), uma campanha de doação de sangue na escola de cursos profissionalizantes Siepa, em Belém. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer os estoques antes do período de Carnaval, quando há queda no número de doadores.

A diretora Pedagógica da Siepa Augusto Montenegro, Carol Monteiro, ressaltou a importância da ação. “Nossos alunos e professores se uniram ao Hemopa para essa campanha, envolvendo também a comunidade do entorno. Estamos muito felizes com essa parceria de longa data, representada aqui pela Nazaré, que tem sido fundamental para o sucesso dessa iniciativa”, disse a gestora.

Parceria da Siepa com a Fundação Hemopa abastece o banco de sangue

A assistente social da Fundação Hemopa, Nazaré Saldanha, destacou o caráter estratégico da campanha. “Esta é a última ação externa antes do Carnaval, um período crítico para os estoques de sangue. Nosso objetivo é coletar entre 80 e 100 bolsas para garantir o atendimento seguro aos pacientes da rede hospitalar durante o feriado prolongado”, informou.

Nazaré Saldanha, assistente social da Fundação Hemopa

Laços com a comunidade - Além da reposição dos estoques, Nazaré Saldanha reforçou a importância da aproximação com a comunidade. “Trazer esse serviço para a região da Augusto Montenegro é uma forma de fortalecer os laços com a população. A Siepa, por ser uma instituição voltada à formação técnica, especialmente na área de Enfermagem, mobilizou seus alunos para incentivar a participação de doadores, ampliando o alcance da campanha”, acrescentou.

Jennifer Beatriz dos Anjos, uma das doadoras

Entre os voluntários, Jennifer Beatriz dos Anjos fez sua primeira doação, e disse que foi motivada pela “vontade de salvar vidas, porque tanto eu quanto alguém da minha família podemos precisar um dia. Já aconteceu de um familiar necessitar de doação, e isso me fez refletir sobre a importância desse gesto. O Hemopa é uma instituição que minha família admira. Apesar do nervosismo por ser a primeira vez, estou feliz, pois sei que essa experiência pode ajudar muitas pessoas”.

Serviço: A Fundação Hemopa seguirá promovendo campanhas ao longo de fevereiro para manter os estoques adequados durante o Carnaval. Para ser um doador, é necessário:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem trazer autorização assinada pelo responsável legal);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar bem alimentado e saudável, e
• Apresentar um documento de identidade original com foto.

Texto: Felipe Borges (com informações de Rafael Dias) - Ascom/Hemopa