Seplad mobiliza servidores para a campanha de doação de sangue no Hemopa
Objetivo é de fortalecer os estoques de sangue, garantindo o abastecimento das unidades hospitalares no período do Carnaval

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) mobilizou, na manhã desta quinta-feira (27), os servidores a participarem da campanha de doação de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), com o objetivo de fortalecer os estoques de sangue, garantindo o abastecimento das unidades hospitalares no período do Carnaval, quando a demanda transfusional tende a aumentar. A campanha da Seplad segue até esta sexta-feira (27).
Betânia Mourão, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (GCAD), exalta a iniciativa da Seplad, destacando a importância deste ato que salva inúmeras vidas.

“A Fundação Hemopa é responsável por atender a demanda transfusional do estado do Pará e para que todos os pacientes sejam atendidos requer ações estratégicas que estimulem a sociedade a fazer esse gesto. A Seplad é uma secretária que é parceira do Hemopa e sempre participa da campanha de carnaval, assim como em outras durante o ano e seus servidores já têm a consciência da importância do ato, que salva inúmeras vidas, levando esperança para tantos pacientes que hoje ocupam os leitos hospitalares”, informa Betânia.
A contribuição dos servidores da Seplad auxilia o Hemopa a manter seus estoques de sangue, além de servir de exemplo para a sociedade e incentivar outras secretarias e instituições a participarem das campanhas da instituição, gerando um impacto positivo através de um gesto de solidariedade e amor para aqueles que mais precisam.
“Com certeza, é um ato importante não só para mim, mas para qualquer ser humano. Fazer a doação de sangue é fazer um bem ao seu semelhante. Em breve, não poderei mais doar por conta da minha idade; só poderei mais duas vezes. Mas, de seis em seis meses, estou aqui no Hemopa. Caso não haja nenhum impedimento, estou sempre doando, graças a Deus”, conta Claudemir Lima, técnico de gestão pública da Seplad.

A servidora Maria da Luz conta que sempre doou sangue, e que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. “Incentivar os servidores a irem doar sangue neste período de Carnaval é excelente, porque estamos ajudando as pessoas. Uma bolsa pode contribuir para a saúde de até quatro pacientes, e espero continuar doando sempre, pois eu mesma já vim mais de vinte vezes aqui na Fundação”, conclui Maria.
Requisitos para doar:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter no mínimo de 50 kg;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (serão aceitos documentos digitais com foto)
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas);
- Dormir pelo menos 6 h nas 24h anteriores à doação.