Codec avança na parceria entre Prefeitura de Cametá, UFPA e Fadesp para estimular economia
O trabalho conjunto fortalece setores produtivos, como a produção de açaí e óleos essenciais, impulsionando o crescimento sustentável
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu representantes da Prefeitura de Cametá, Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e Universidade Federal do Pará (UFPA), na segunda-feira (24), para discutir ações destinadas a um diagnóstico econômico e social do município, seguido da elaboração de um planejamento estratégico e um plano diretor de desenvolvimento econômico e social sustentável, a fim de impulsionar o ambiente de negócios e otimizar o uso econômico sustentável das principais potencialidades produtivas e riquezas naturais.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Cametá, José Portilho, destacou que a iniciativa pretende fortalecer setores estratégicos, como a pesca e a produção de açaí e óleos vegetais, a partir de estudos de viabilidade econômica. “Nossa expectativa é consolidar parcerias e viabilizar a implantação da tão esperada zona econômica incentivada”, informou.
Termo de Referência - A próxima etapa dos trabalhos envolverá a elaboração de Termo de Referência, visando à contratação da Fadesp pela Prefeitura de Cametá para atuar como entidade técnica no desenvolvimentos dos estudos e projetos com a Codec e a UFPA, como partícipes de apoio técnico, assessorando etapas do trabalho de acordo com as respectivas expertises.
Segundo o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, economista Pádua Rodrigues, a elaboração de um plano diretor de desenvolvimento econômico e social local será a primeira experiência nessa área no Estado, articulada pela Codec, e certamente chegará a outros municípios, com vistas a dar uma efetiva contribuição técnica e científica à otimização do aproveitamento inteligente e sustentável das cadeias produtivas mais expressivas nos territórios municipais. “É muito importante que os gestores apliquem políticas públicas de modo estruturado e sistêmico, baseadas em diagnósticos e estudos técnicos, a fim de utilizar racionalmente os recursos para gerar desenvolvimento, melhoria no ambiente de negócios, emprego e renda”, enfatizou.
A proposta é que os trabalhos envolvam, além das entidades participantes da reunião, representantes dos setores produtivos, associações, sindicatos, universidades e outros entes envolvidos no assunto, para que tenham capilaridade na valorização das cadeias produtivas locais e na atração de investimentos para a região.

Indústria - A parceria com a UFPA também prevê estudos para a implantação de uma área econômica incentivada, na forma de distrito industrial, visando à atração e instalação de projetos industriais, serviços e logística, incluindo área de bioeconomia e de biotecnologia para as cadeias do açaí, cacau e produtos da floresta.
A Executiva de Negócios da Fadesp, Socorro Souza, reforçou a importância da cooperação para alavancar o potencial econômico de Cametá. “Nosso papel é agregar soluções para o desenvolvimento regional. Estamos comprometidos com esse grande projeto, que visa impulsionar o crescimento do município”, destacou.
Com essa articulação, Cametá dá um passo estratégico rumo à consolidação de um ambiente econômico mais competitivo, gerando oportunidades e fortalecendo setores essenciais ao desenvolvimento local.
Texto: Talita Azevedo, com supervisão de Tarcya Amorim - Ascom/Codec