Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Museu de Arte Sacra promove palestra e exibe filme na Primavera de Museus

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/09/2015 12h09

A 9ª Primavera de Museus trouxe para o Museu de Arte Sacra (MAS), na noite desta quinta-feira, 24, filmes e palestras inseridos no tema do evento: “Museus e memórias indígenas”. No Café do MAS foi exibido o filme “Aruanã”, do cineasta  e pioneiro do patrimônio audiovisual no Pará, Líbero Luxardo; e na Igreja de Santo Alexandre, a historiadora Anna Maria Linhares ministrou a palestra “De caco à espetáculo: cerâmica marajoara e identidade nacional”.

O Café do MAS tem sido espaço para exibição de filmes que estão no acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS). “A exibição de nossos filmes consiste em ajudar pesquisadores que estudam sobre as produções audiovisuais no Estado; é uma atividade para divulgar conhecimento”, enfatiza a diretora do MIS, Dayseane Ferraz.

Durante a programação da Primavera dos Museus foram exibidos o documentário “Karubixexe”, sobre os índios Mundurucu e Wai-Wai, e o filme “Aruanã”. Ambos receberam grande público, entre estudantes do Ensino Médio, universitários e pesquisadores. “Frequento essa programação do MIS, acho que é uma ótima forma de valorizar a cultura local e conhecer a nossa história, por meio dessas produções, como as do Líbero Luxardo”, diz o publicitário Carlos Eduardo Fialho.

Em vasta pesquisa, a historiadora encontrou traços da cultura marajoara. Anna Maria Linhares apresentou sua pesquisa de doutoramento, que faz um panorama sobre a utilização da cultura marajoara na arquitetura, moda, louças, eventos culturais - como o carnaval - e em vários outros aspectos do cotidiano de cidades, não apenas amazônicas, como também do eixo sul-sudeste e cidades europeias. “Os índios marajoaras por muito tempo foram considerados indignos de representar o País, e a minha pesquisa mostra alguns momentos da nossa história em que esta cultura foi apropriada como a única e legítima representação das sociedades indígenas”, explica.

A palestra atraiu pesquisadores interessados nos estudos sobre as sociedades indígenas. “Observo que, apesar de ser um tema muito vasto e importante, há poucos pesquisadores interessados”, afirma o professor de história Rondinele Coelho.

Serviço: A programação do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM/Secult) para a 9ª Primavera de Museus encerra no próximo dia 27, às 9h, na varanda do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com a apresentação de dança circular “Dançando na Primavera”.