Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONTINUIDADE

Ideflor-Bio realiza plantio de mudas de samaumeira que desabou no Conjunto Arquitetônico de Nazaré

Árvores plantadas são oriundas da samaumeira que existia no Conjunto Arquitetônico de Nazaré, em Belém, que desabou em fevereiro de 2023 durante uma forte chuva

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
26/02/2025 19h36

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a empresa Amazônia Aventura e o Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), realizou na terça-feira (25), o plantio de mudas de samaumeira em comunidades ao longo da Trilha Amazônia Atlântica, na Região Metropolitana de Belém. Os vegetais são originários da árvore da mesma espécie que existia no Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN), em Belém, e que desabou em fevereiro de 2023 durante uma forte chuva.

De acordo com o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, o plantio reforça a trilha como um produto de turismo religioso para os fiéis no período do Círio de Nazaré.

“A trilha é uma alternativa ecológica para as pessoas que desejam evitar os riscos presentes na BR-316. Além disso, as pessoas vão poder ter esse contato com essas árvores, que trazem uma importante simbologia, ao longo do percurso”, destacou.

A diretora social do Instituto Asflora, Josiane Mattos, ressaltou a importância dessa atividade para a conservação da espécie e equilíbrio climático. “O plantio dessas mudas vai perpetuar o legado da samaumeira do CAN, e além disso vai criar um equilíbrio climático na trilha, criando um espaço ainda mais bonito para quem passa por aquele local”, frisou.

Para a representante da Amazônia Aventura, Karoline Oliveira, a ação convida as comunidades da região para atuarem na conservação da natureza. “Com essa atividade, pudemos interagir com as comunidades, e convidá-las para essa conservação. Pois essas mudas vão trazer um legado futuramente para essas pessoas”, comentou.

A trilha Amazônia Atlântica faz parte da Rede Brasileira de Trilhas, e passou a ser indicada como um caminho seguro de peregrinação para o Círio de Nazaré, a partir de 2024. O percurso tem recebido, com o apoio do Ideflor-Bio, placas de sinalização em todo o trajeto, a fim de facilitar o acesso dos peregrinos.

Texto: Sinval Farias com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)