Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BLOQUINHO DA PREVENÇÃO

Hospital Regional do Baixo Tocantins realiza iniciativa de conscientização e prevenção pré-carnaval

O evento serviu para sensibilizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre infecções sexualmente transmissíveis, água e nutrição adequadas, uso correto de capacetes, prioridade de se vacinar e a utilização de adornos no ambiente de trabalho

Por Ascom (Governo do Pará)
26/02/2025 18h22

O Carnaval está chegando e o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), localizado em Abaetetuba, organizou o "Bloquinho da Prevenção", uma iniciativa educativa associada à celebração. A meta é transmitir informações aos seus colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) por meio do uso de preservativo, hidratação e alimentação adequada, uso de capacete, além de enfatizar a proibição do uso de adornos nas instalações hospitalares e a prioridade de se imunizar.

Bloquinho da Prevenção - A iniciativa inclui atividades de caráter temático e de sensibilização, planejadas pelo setor de Humanização. Aline Souza, coordenadora do Setor de Gestão de Pessoas e Humanização do Hospital Santa Rosa. "Aproveitamos os festejos de momo para orientar de forma didática sobre a necessidade de algumas condutas simples, mas que podem evitar grandes problemas de saúde". O Hospital Santa Rosa é gerido pela Organização Social Instituto Diretrizes (ID), através de gestão conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA).

Um 'Trio Elétrico' conduziu as alas do "Bloquinho da Prevenção: Use Camisinha, Vacine-se, Evite Adornos, Hidrate-se, Coma Bem e Vacine-se". Durante o percurso pela unidade hospitalar, preservativos foram distribuídos para os colaboradores e pacientes. As alas de hidratação e nutrição conduziram uma blitz da água durante o desfile, distribuindo copos com água e reforçando a relevância de se hidratar e se alimentar adequadamente.

A ala da vacina apresentou a dinâmica com perguntas sobre vacinação para que os profissionais respondessem com "mito ou verdade". A ala use capacete, evite acidentes, desafiou todos a montar o quebra-cabeça que representa a imagem de um capacete no menor tempo possível. E a ala do adorno distribuiu brindes com cruzadinhas de 8 palavras ocultas, que orientam o que são considerados adornos.

Foi crucial o envolvimento das comissões de Humanização, CIPA, PPRA e PCMSO para a realização da ação. Com muita diversão, brindes, jogos e canções, o Bloquinho da Prevenção cativou a todos e destacou temas relevantes para um carnaval seguro, responsável e moderado.

Texto: Wellington Hugles-ASCOM/HRBTSR