Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário finaliza a 1ª Fase do Plano ABC+ Pará
O ABC+ Pará busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário, por meio de práticas agrícolas sustentáveis

O último polo regional a receber a oficina de implementação da 1ª Fase do Plano ABC+ Pará foi o município de Santarém, no oeste paraense, nesta terça-feira (25). Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), responsável pela coordenação do Plano Estadual, finaliza a primeira etapa do Plano que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário, por meio de práticas agrícolas sustentáveis.
Ao longo de quatro meses, a Sedap esteve em seis polos regionais - Paragominas; Redenção; Altamira; Marabá; Belém e Santarém - promovendo as oficinas para levantar as aptidões das regiões com relação aos sistemas produtivos, sensibilizar agentes sobre a importância de implementar o Plano ABC+, realizar palestras com especialistas e promover dinâmica para identificar pontos importantes para análise e, posteriormente a criação do Plano Estadual.
O engenheiro ambiental e consultor da Sedap, Diego Mendonça, resume o que foi apresentado na programação da oficina. "Nós mostramos os objetivos, metas e os chamados SPSABC, tecnologias que constam no plano ABC+ Pará, indicações de sistemas produtivos sustentáveis, que auxiliarão na questão da redução do lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, em relação ao que é lançado atualmente pelo setor produtivo agropecuário do estado", explica.

O participante da oficina e secretário de Agricultura de Oriximiná, Adilson Lopes, conseguiu tirar suas dúvidas quanto a regularização e crédito fundiário. "Eu achei muito interessante o que foi falado sobre a questão da regularização fundiária, que é uma barreira muito grande que nós temos na nossa região. Quando se fala de crédito junto ao banco, essa é uma das ferramentas que precisam ser trabalhadas para que o recurso chegue até a mão do agricultor e ele possa produzir ainda mais", destaca.
A próxima etapa do Plano ABC+ Pará é fazer o diagnóstico que vai embasar um plano de ação, com as informações coletadas em diferentes Regiões de Integração do Pará, para desenvolver Plano Estadual.

Plano ABC+ - O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (Plano ABC+), faz parte de uma política nacional do Governo Federal e, para a implantação, devem ser criados Planos Estaduais que atendam as especificidades e metas regionais.