Escolas podem se inscrever para a Olimpíada Brasileira de Biologia
Estudantes do ensino médio têm até quinta-feira (27) para se inscrever na XXI Olimpíada Brasileira de Biologia e testar seus conhecimentos na área

As inscrições para a XXI Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estão abertas para estudantes do ensino médio, matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país. A iniciativa, que tem como objetivo promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia, segue com inscrições até a próxima quinta-feira (27), exclusivamente pelo site oficial da OBB, https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br.
Diferente das edições anteriores, quando os professores realizavam as inscrições dos alunos, em 2025, as próprias escolas públicas e privadas serão responsáveis pela candidatura de seus estudantes.
"A participação dos nossos estudantes nas Olimpíadas é fundamental para fomentar o pensamento crítico e ampliar as possibilidades da aplicação do conhecimento. Boa sorte para todos", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
A olimpíada será realizada em três etapas eliminatórias, compostas por provas de múltipla escolha. Os estudantes selecionados na terceira etapa participarão de uma capacitação para a seletiva internacional. Na fase final, o Instituto Butantan premiará os 25 estudantes com os melhores desempenhos com o certificado ouro. Os estudantes que ficarem entre o 26º e o 75º lugar receberão o certificado prata, e aqueles que ocuparem a 76ª a 175ª posição serão contemplados com o certificado bronze. Haverá, ainda, premiações especiais: o Prêmio Menina da Olimpíada e o Prêmio Escola Pública.

Os estudantes que se destacarem na olimpíada terão a chance de participar da competição internacional e também poderão utilizar suas notas para ingressar em cursos superiores. Atualmente, as seguintes universidades oferecem vagas olímpicas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC, Universidade de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Itajubá (Minas Gerais).
“A OBB representa uma oportunidade das unidades escolares proporcionarem aos estudantes experiências ímpares no universo da ciência, a partir de situações vivenciadas no cotidiano. Nos currículos escolares tem Aprofundamento de Área (AA) e Eletiva (EL), ambas pertencentes aos Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos (Paies), e desempenham um papel fundamental nesse processo, pois permitem que os estudantes desenvolvam competências e habilidades essenciais para uma visão holística do mundo em que estão inseridos", conta Higor Okada, coordenador Ensino Médio (Coem).
A OBB é promovida pelo Instituto Butantan, com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.