Estudantes de Ananindeua participam do projeto Curta Poesia
Cultura, poemas, músicas e incentivo à leitura fizeram parte da manhã dos alunos da Escola Estadual Eugênia Cavalleiro de Macedo, em Ananindeua, nesta sexta-feira (25), onde aconteceu a programação Setembro Lírico, envolvendo diretoria, professores e alunos da instituição de ensino.
A ação faz parte do projeto Curta Poesia que promove visitas nas escolas para apresentar e envolver a comunidade escolar e incentivar o corpo estudantil à produzir poesia e relacioná-la com as artes, como a música, escultura, artes cênicas e as demais formas de produção artística. Esta é a primeira vez que o projeto visita a Escola Eugênia de Macedo.
A programação contou com a participação dos poetas Jaddson Luiz e Ângela Pastana, que declamaram poemas de suas próprias autorias. O Coral da Seduc também esteve presente para apresentações de cantos que tornaram a manhã dos alunos mais alegre e divertida.
Os alunos Lucas Ramos e Vitória Jamylli, do 9º ano, foram destaque ao declamar poemas regionais. “Eu conheço esse poema. É muito gratificante falar do estado onde eu nasci e onde tenho minhas raízes”, declara a estudante Vitória Jamylli, de 15 anos, e que declamou o poema “A Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.
Para a professora Rosângela Machado, responsável pelo projeto, o resultado tem sido significativos. “O projeto tem o objetivo de fazer com que a poesia renasça dentro da sociedade e temos conseguido resultados positivos dentro das escolas, com alunos que se revelam verdadeiros poetas”, declara.
O evento é uma realização da Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (CAEC) com o apoio da Secretaria Adjunta de Logística Escolar (Sale), Programa Mais Educação e da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação (Asseduc).