Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENTREGA

Familiares e vítimas de acidentes de trânsito recebem alimentos doados pelo Detran

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/09/2015 15h20

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio de sua Coordenadoria de Educação, entregou na manhã desta sexta-feira, 25, mais de 130 cestas básicas para familiares de vítimas de acidentes de trânsito. O evento de entrega ocorreu no auditório João Marques, na sede da instituição e contou com a participação do coral In Canto, formado por servidores do órgão.

Os alimentos doados – cerca de seis toneladas – foram arrecadados durante a inscrição para a III Corrida e Caminhada pela Paz no Trânsito, evento ocorrido no último domingo (20), como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que este ano aborda o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

O diretor geral do Detran, Nilton Atayde, recepcionou os familiares das vítimas e disse que é preciso atrair a atenção para os graves problemas ocasionados pelo trânsito. “Constatamos, diariamente, a irresponsabilidade de muitos condutores. E, vivenciando o tema mais de perto, temos a triste sensação de que a tendência é piorar. Daí a determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) na escolha do tema da Semana de Trânsito deste ano. O trânsito já é a segunda maior causa de mortes no continente americano, e entendo que a educação seja fundamental nesta transformação, em todos os aspectos”, disse Atayde.

Carlos Valente, coordenador do Núcelo de Planejamento do Detran, disse que o trânsito precisa e deve ser um espaço democrático de convivência social, com normas de circulação e conduta. “O Código de Trânsito Brasileiro determina toda a nossa conduta, estão lá todas as regras para que tenhamos um trânsito harmônico. Basta que sigamos sua determinação. Espero que o momento difícil vivido por vítimas de acidentes de trânsito seja um aprendizado para todos nós. Que o sofrimento não tenha sido em vão, que possamos nos conscientizar e exercer nosso papel de cidadãos, exercendo uma conduta de respeito e solidariedade”, pontuou.

O jovem Wenderson Pinheiro ainda sofre com as dores no joelho, ocasionado por um acidente. Ele estava de moto quando um condutor desavisado abriu a porta do carro fazendo com que Wenderson caísse na calçada sofrendo fratura exposta no joelho. “Fiquei sete meses internado e ainda hoje não consigo dormir direito devido a dores que sinto nas pernas”, disse.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) segue neste sábado (26) e domingo (27) com exposição e ações educativas no Parque Shopping, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).