Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Programação da Primavera de Museus encerra neste fim de semana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/09/2015 15h27

Quem ainda não teve a oportunidade de acompanhar a programação da 9ª Primavera de Museus, ainda pode aproveitar este sábado, 26, e domingo, 27 para conferir as exposições e uma apresentação de danças circulares sagradas. Tudo com entrada franca.

No Museu de Arte Sacra, o público pode visitar, até o dia 2 de outubro, a exposição “Traços indígenas em imagens barrocas". A mostra é composta pelo acervo do museu, com projeção de imagens da Igreja de Santo Alexandre, ressaltando os traços da cultura indígena do período barroco. Já na Casa das Onze Janelas, é possível acompanhar a exposição "Caldo Antropofágico", até o dia 27, de 10h às 18h. No domingo, o encerramento da programação da 9ª Primavera de Museus terá a apresentação de danças circulares sagradas com o tema "Dançando na Primavera", às 9h30.

A mostra “Caldo Antropofágico” apresenta obras tridimensionais do acervo do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com objetos e instalações que fazem alusão às relações de criação do artista em aspectos manuais. As peças incluem trançados, incisões, esculturas, amarrações, costuras e apropriações, que atendem ao conceito da mostra. Algumas delas compõem o catálogo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), de anos anteriores, e outras obras foram doações diretas de artistas ao acervo da Casa.

“A escolha das peças foi realizada em parceria com as esquipes de coordenação de restauro, de documentação e de montagem do SIM, além da direção da Casa, que realizou a curadoria. Devemos essa programação também à direção do Sistema Integrado de Museus e toda equipe do administrativo e do apoio, que torna possível a realização de qualquer evento neste espaço”, destaca a curadora e diretora da Casa das Onze Janelas, Heldilene Reale. A exposição reúne as obras dos artistas Gaia, Armando Queiroz, Carlos Farjado, Cledy Pinheiro, Erli Fantini, Jocatos, Lise Lobato e Acácio Sobral, dentre outros. 

A 9ª Primavera de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante além de intensificar a relação dos museus com a sociedade. O tema escolhido este ano foi “Museus e Memórias Indígenas”. Em Belém, a programação tem parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM).

Serviço: Programação da 9ª Primavera de Museus

Dia 26, exposição “Traços indígenas em imagens barrocas", no Museu de Arte Sacra (Galeria Fidanza) - Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha. Informações: 4009-8805. Visitação até o dia 02/10, das 10h às 18h. Dia 26/09, exposição "Caldo Antropofágico", na Casa das Onze Janelas – Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha. Informações: 4009-8821, com visitação até o dia 27/09/2015, de 10h às 18h.

Dia 27/09, encerramento da programação com a apresentação de danças circulares sagradas com o tema "Dançando na Primavera", às 9h30, no terraço da Casa das Onze Janelas.