Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO PÚBLICO

Estação Cidadania de São Brás realiza mais de 6 mil atendimentos em apenas quatro meses

Serviços do Detran, Iasep e Polícia Civil são os mais procurados desde o início do funcionamento da mais recente Estação entregue pelo governo do Estado

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
24/02/2025 12h48

A Estação Cidadania de São Brás, em apenas quatro meses de funcionamento, vem se consolidando como importante canal de prestação de serviços públicos à população. A unidade já realizou mais de 6 mil atendimentos - número que ultrapassou 2 mil só em janeiro -, garantindo mais praticidade, agilidade e acessibilidade a quem precisa dos serviços do Estado. Entre os órgãos mais procurados estão Detran (Departamento de Trânsito), Iasep (Instituto de Assistência a Servidores do Estado do Pará) e Polícia Civil.

Vários serviços estão disponíveis na Estação Cidadania, em área central de Belém

As Estações Cidadania, coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), reúnem serviços de diversos órgãos, como emissão de carteira de identidade (Polícia Civil); primeiro emplacamento, mudança de categoria e transferência de propriedade (Detran); seguro desemprego, cadastro de emprego e encaminhamento para o Mercado de Trabalho (Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda - Seaster); inclusão de segurados titulares e dependentes, informações sobre Plano e Rede Credenciada e Liberação de Procedimentos em Saúde (Iasep) e consulta de processo e orientação jurídica (Defensoria Pública).

“A Estação Cidadania São Brás reflete o compromisso do Governo do Pará com a modernização e descentralização dos atendimentos públicos, garantindo que mais pessoas tenham acesso a serviços de qualidade sem a necessidade de longos deslocamentos. O espaço, antes inutilizado, foi pensado para oferecer conforto, acessibilidade e eficiência, proporcionando uma experiência mais ágil e humanizada para os cidadãos e servidores que trabalham na unidade. Além de possibilitar que a população conheça uma parte importante da história do nosso Estado visitando o Memorial Magalhães Barata”, disse Kleber Lara, coordenador-geral das Estações Cidadania.

Praticidade - Para a autônoma Heryka Pereira, a iniciativa do Estado em reunir vários serviços na Estação Cidadania agiliza o dia a dia dos cidadãos. “Eu vim renovar o meu RG, e tanto na primeira vez, na qual eu vim em busca de informações, quanto agora, para utilizar o serviço, fui muito bem atendida. O espaço, que também é um ponto turístico, está sendo usado em prol da comunidade, e isso me deixa satisfeita. A Estação Cidadania reúne vários serviços, e isso facilita muito o nosso dia a dia”, avaliou a usuária.

O espaço também é uma atração turística

Atualmente, o Estado conta com 11 unidades da Estação Cidadania, sendo seis na Região Metropolitana de Belém e cinco em regiões estratégicas do Pará. Os serviços mais procurados na unidade de São Brás, até o momento, foram os do Detran, com 2.375 atendimentos; Iasep, com 1.607 atendimentos, e Polícia Civil, com 872.

“Eu vim dar entrada no seguro-desemprego e o atendimento é excepcional. Gostei muito. O pessoal aqui é maravilhoso, educado, atencioso. O local é bonito, chique. O governo do Estado está de parabéns pela ideia em ter vários parceiros reunidos em um só lugar”, disse o autônomo Nathanael Monteiro.

Segundo a estudante Raphaela Christina, “como eu moro no bairro do Curió-Utinga, a Estação Cidadania de São Brás é a mais perto para mim. Inclusive, o meu pai veio aqui na quarta-feira fazer o cadastramento biométrico no Iasep, aí mandou eu vir aqui fazer o meu, já que sou dependente dele. Ele gostou muito do atendimento, e eu também. Achei muito rápido e tranquilo”.

Além das unidades da Estação Cidadania Pátio Belém, Grão-Pará e Metrópole (em Ananindeua), o cadastramento biométrico do Iasep está sendo realizado na unidade de São Brás, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, até 28 de fevereiro (sexta-feira).

Serviço: A Estação Cidadania São Brás funciona no Memorial Magalhães Barata, mais conhecido como “Chapéu do Barata", localizado na Avenida Governador José Malcher, Bairro de  São Brás, em Belém.