Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Usinas da Paz já levaram serviços e atendimentos a 8,5 milhões de paraenses

No próximo sábado (22), o Governo do Pará entrega a Usina da Paz em Marabá. É a 11ª usina do Estado a levar mais de 70 serviços e atendimentos à população

Por Governo do Pará (SECOM)
20/02/2025 19h22

Consideradas o maior complexo de cidadania da América Latina, as Usinas da Paz ultrapassaram a marca de 8,5 milhões de atendimentos em mais de 70 serviços oferecidos em cada uma das dez unidades já entregues pelo Governo do Pará. Neste sábado (22), uma nova Usina da Paz, a décima primeira do estado, será entregue pelo governador Helder Barbalho, em Marabá, na Região de Integração Carajás.

Localizada na avenida Sororó, no bairro Jardim União, este novo equipamento público já começou a contribuir para a transformação social desde o início de sua construção. “As empresas que vieram fazer a obra, deram prioridade para contratar funcionários locais. A maioria da mão de obra foi dos bairros Jardim União, Liberdade, Bairro da Paz”, destacou a ativista social Josane do Carmo.

Construída em parceria com a Vale, em uma área de 10 mil m², a Usina da Paz de Marabá contará com diversas estruturas voltadas para a promoção da cidadania, inclusão social e bem-estar da comunidade, por meio de atendimento médico e odontológico, atividades esportivas, capacitação profissional e espaços de lazer.

O marceneiro Lourivaldo Oliveira aguarda a abertura de matrículas para os cursos que serão oferecidos. A expectativa dele é para que a população mais jovem da região possa se capacitar para o mercado e reconheça o papel de agente de transformação social da Usina.

“Esse empreendimento será um divisor de águas para essa região, aqui, do Complexo de Liberdade e para todo o município. Ele traz cursos para a população e ajuda a combater a criminalidade, principalmente entre os jovens. Isso vai viabilizar a transformação social que esse setor, aqui, precisa muito por ser uma área periférica, uma área bastante carente. E, nesse sentido, a gente parabeniza o governo do Estado por escolher estrategicamente a área em que foi instalada a usina da paz”, frisou Lourivaldo.

O autônomo Frutuoso Costa, de 57 anos, também acredita na importância deste complexo de cidadania. "A usina vai trazer muitas melhorias para este lugar, principalmente para os jovens que precisam de oportunidades. Só na construção já empregou muita gente, está aprovado", afirmou.

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), criado pelo Governo do Pará. Secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta são responsáveis pelos atendimentos, integrando ações de segurança pública, assistência social e cidadania.

"É uma iniciativa muito importante, agora teremos um espaço que oferece Saúde, Educação e Lazer no mesmo lugar. Tenho certeza de que o bairro vai ficar mais valorizado depois da inauguração da usina", comentou o aposentado Antônio Souza, de 74 anos.

A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destacou a importância do equipamento para a cidade. "A Usina da Paz chega para fortalecer os direitos da população e oferecer um espaço de desenvolvimento humano e social. O Governo está garantindo que os moradores tenham acesso a serviços essenciais e oportunidades que promovam uma melhor qualidade de vida", afirmou.

A nova Usina da Paz Marabá vai contar com instalações em dois prédios principais, onde serão oferecidos cursos profissionalizantes, atendimentos e oficinas. Além disso, o equipamento público conta ainda com teatro, complexo poliesportivo, área de playground, parque pet, academia ao ar livre, piscina, entre outros espaços voltados ao lazer da comunidade.

Texto: Denilson d'Almeida e Chrystian Machado