Sectet promove evento para mulheres empreendedoras na Bioeconomia
Iniciativa busca promover uma imersão no empreendedorismo feminino através de showcases e rodas de conversa

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do programa StartUp Pará, promove o evento "Mulheres na Bioeconomia: Inovando pela Sustentabilidade", que será realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, no auditório “Espaço Inovação” do Parque de Ciência e Tecnologia – Guamá. A iniciativa busca proporcionar uma jornada de aprendizado que ultrapassa a teoria, promovendo uma imersão no empreendedorismo feminino através de showcases e rodas de conversa.
O evento também contará com uma feira de vendas de produtos desenvolvidos por mulheres empreendedoras e terá a participação de expositoras de diferentes regiões do Estado. O objetivo é fortalecer o protagonismo feminino nos negócios, incentivando a troca de experiências e a valorização da produção local.
Para a chefa de gabinete da Sectet, a promoção de palestras e capacitações para o público feminino reforça o compromisso da secretaria com a inclusão e o fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho e no ecossistema de inovação. “O evento de hoje faz alusão ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. É uma oportunidade de diálogo com as mulheres empreendedoras que trabalham com a Bioeconomia e sustentabilidade na Amazônia, especialmente em Belém, em municípios da região, eventos que conectam e impulsionam esses empreendimentos são importantes para que consiga agregar visibilidade, oportunidades para desenvolvimento, fomento da sustentabilidade e Bioeconomia no Pará” destacou Victória Fidelis.

Entre as expositoras, Camila Raiol, aluna da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) Agroindustrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira (JK), em Marituba. A estudante do curso técnico em agroindústria diz que a proposta de criar um sabão ecológico surgiu através de estudos que apontavam um número crescente de feirantes no Município.
“O projeto de autoria da professora Deusa Leitão e alunos nasceu de uma prática multidisciplinar, unindo teoria e aplicação real. Muitos comerciantes descartavam o óleo de forma inadequada, despejando-o no ralo da pia ou nas sarjetas. Para enfrentar esse problema, os estudantes criaram uma parceria: a cada 10 litros de óleo recolhidos, os comerciantes recebiam uma barra de sabão ecológico de 1 kg. Utilizando técnicas sustentáveis, transformamos o resíduo em sabão ecológico, feito com sal, cinzas e folha de mamão com limão. Nosso propósito é mostrar que é possível empreender com responsabilidade ambiental e impactar positivamente a comunidade” destacou a jovem empreendedora.
O projeto “Aruanas”, que valoriza os insumos da Amazônia por meio da produção de barras de cereais e geleias nos sabores de Bacuri, Cupuaçu e Bacuri com banana, no município de Vigia, também marca presença na feira. A pesquisadora envolvida no projeto, Paula Santos, enfatizou a importância de trocar experiências com outras empreendedoras.

“Acredito que seja uma oportunidade única para compartilhar conhecimento e fortalecer nossos negócios. O intercâmbio de ideias e vivências é fundamental para o crescimento do empreendedorismo feminino no Pará ", diz a mesma.Adriana Lima, palestrante do evento e fundadora do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), compartilhou sua experiência à frente de um projeto que promove o turismo sustentável e a meliponicultura na Ilha de Cotijuba. “Nosso trabalho busca melhorar a qualidade de vida das mulheres que vivem nas ilhas, oferecendo oportunidades de renda e autonomia financeira. Participar da roda de conversa reforça a importância de conectar mulheres de diferentes territórios para que juntas possamos transformar nossas realidades” concluiu.
O evento é voltado para o público feminino e para participar basta se inscrever neste link. No dia 21 de fevereiro segue a programação com roda de conversas, showcases, feira de produtos com as empreendedoras e coquetel de encerramento.
Serviço:
"Mulheres na Bioeconomia: Inovando pela Sustentabilidade"
20 e 21 de fevereiro de 9h às 16h
Inscrições aqui.
Texto: Carla Couto – Ascom Sectet