Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Oficina na Sespa qualifica profissionais de saúde da Macro região I e II para a campanha “Março Lilás"

A capacitação tem o objetivo de engajar os profissionais para a mobilização de 2025

Por Mozart Lira (SESPA)
20/02/2025 17h47
Capacitação ocorreu nesta quinta-feira, 20, no auditório da Sespa, em Belém

Profissionais de saúde participaram nesta quinta-feira, 20, do seminário de atualização e qualificação no Programa de Controle dos Cânceres de Colo de Útero e Mama, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio de sua Coordenação de Oncologia. 

A capacitação tem o objetivo de engajar os profissionais para a campanha Março Lilás de 2025, cujo lema “Vem te cuidar: prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres do colo do útero e mama” alerta que as mulheres estejam mais atentas aos sintomas iniciais dos tipos de câncer de maior incidência e mortalidade no Pará.

As mobilizações começam neste mês de março, logo após o período do carnaval. Durante a capacitação, os profissionais de saúde foram informados sobre prevenção, detecção precoce, diretrizes, fluxos da rede de atenção e protocolos de acesso, rastreamento organizado, busca ativa e seguimento dos casos alterados, visando o fortalecimento do acesso às ações integradas para diagnóstico e tratamento precoce dos cânceres de colo de útero e mama.

É fundamental que neste período as Secretarias Municipais de Saúde incorporem a campanha da Sespa e adaptem, nos ambientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das salas de Estratégias de Saúde da Família (ESF), as orientações quanto à prevenção, principalmente a Vacina contra HPV, para meninas e meninos de 9 a 19 anos, o Papanicolau, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos  que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente. 

Profissionais de saúde da Macro Região I e II reunidos na Sespa

A coordenadora estadual de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins, explica que a incidência e a mortalidade relacionadas aos cânceres de colo de útero e de mama reforçam a necessidade permanente de manutenção de ações voltadas ao controle desses cânceres e que possibilitem o cuidado integral, que vai desde ações de detecção precoce à garantia de acesso a procedimentos diagnósticos e terapêuticos. 

No Pará, os serviços de prevenção ao câncer obedecem a um fluxo de atendimento que se inicia na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência da usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Na UBS, um médico clínico generalista, diante de um diagnóstico suspeito, pode encaminhar a paciente ao centro de referência ou para uma das policlínicas já implantadas pelo governo do Pará, para a definição do quadro clínico, mediante exames e biópsias.

Para tratamento com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, estão disponíveis pela rede pública o Hospital Ophir Loyola (HOL), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Hospital Regional de Castanhal (HRPC), Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém, Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e Hospital Regional do Sudeste (Marabá).