Seju realiza ação educativa em alusão ao 'Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo'
A palestra foi conduzida pela filosofia japonesa "Ikigai", que ajuda os estudantes a descobrirem sua missão, vocação e propósito, além de incentivar o desenvolvimento de um plano de vida saudável e consciente

Seju realiza ação educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
A palestra foi conduzida pela filosofia japonesa "Ikigai", que ajuda os estudantes a descobrirem sua missão, vocação e propósito, além de incentivar o desenvolvimento de um plano de vida saudável e consciente
Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a Secretaria de Estado de Justiça (SEJU), realizou nesta quinta-feira (20), uma palestra com o tema "Projeto de Vida" que abordou sobre a importância da prevenção, do acolhimento e das oportunidades de mudança, para os alunos da Escola Suboficial Evaldo Brandão de Jesus, no bairro do Tapanã, em Belém.

A iniciativa, que também ocorreu por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução ao Uso de Drogas (CENPREN), foi bem recebida pelos estudantes, que participaram ativamente, tirando dúvidas e compartilhando suas percepções sobre o tema. "É uma palestra com tema relevante para a conscientização dos alunos, pois é importante que eles saibam os riscos e as consequências do uso de drogas Ilícitas", afirmou o professor Diogo Silva.

Durante a palestra, foi utilizada a filosofia japonesa "Ikigai", que ajuda os estudantes a descobrirem sua missão, vocação e propósito, incentivando o desenvolvimento de um plano de vida saudável e consciente.
A programação faz parte do projeto “Prevenção 360 contra as drogas” e é executada pela Seju, juntamente com a Cepren. A iniciativa tem o objetivo alertar, sobre os riscos da dependência química e o uso de substâncias lícitas e ilícitas nas escolas.

Itália Couto, conselheira do Conselho Estadual sobre Drogas (CONED), abordou sobre a importância do apoio social para adolescentes e jovens em situação de risco, a fim de promover a possibilidade de escolhas responsáveis. "Ver de perto a realidade dos jovens, em um ambiente marcado pelo consumo de álcool, me lembrou da minha própria trajetória. Compartilhar minha experiência com eles foi um momento de alegria", relatou a conselheira.
O Coned, vinculado a Seju, é responsável por coordenar e fiscalizar políticas públicas de prevenção às drogas e recuperação da dependência química.
Texto da estagiária Kátia Almeida, sob supervisão de Danielle Zuquim com informações da estagiária Samia Evelly da Seju