Sedap repasse kit de monitoramento de água para o município de Curuá
A entrega foi feita pelo secretário-adjunto da pasta, Wandenkolk Gonçalves ao gestor municipal, Jair Damasceno, que recebeu também orientações sobre futuras ações em prol do desenvolvimento econômico do município

Com importante vocação para a piscicultura, o município de Curuá, localizado na Região de Integração do Baixo Amazonas, recebeu na tarde desta quinta-feira (20), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), um kit de monitoramento da qualidade da água utilizada na aquicultura. A Sedap já repassou mais de 30 kits aos municípios que apresentam potencial aquícola. A secretaria vem acompanhando, por meio dos técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aquicultura (CDAQ), a utilização do kit pelos municípios.
A entrega foi feita pelo secretário-adjunto da Sedap, Wandenkolk Gonçalves, ao prefeito do município, Jair Damasceno, que estava acompanhado do assessor de gabinete, Antônio Neto. Também participaram do ato o assessor de gabinete, engenheiro agrônomo Ozias Aquino e o engenheiro de pesca, Thiago Cruz.
Na maleta do sistema de monitoramento, estão inclusos itens que analisam o oxigênio e o Ph e a natureza da água. Fazem parte do kit instrumentos como termômetro, seringa coletora para diferentes profundidades, cubetas plásticas, frascos, manual de instruções com informações de segurança no manuseio, entre outros.

Desenvolvimento - Para o prefeito de Curuá, o repasse do kit chegou no momento oportuno. Ele disse que os engenheiros da Secretaria de Pesca da cidade já estão fazendo levantamento de áreas para o teste da água e repassar incentivo à piscicultura.
O gestor municipal informou que a pesca está entre a base econômica do município, ao lado da agricultura e pecuária. Entre as espécies de pescado de água doce mais produzidas estão o tambaqui, o curimatã, a pescada, o mapará, entre outros.
Para o gestor, a visita à Sedap foi positiva, pois além de estreitar futuras parcerias, recebeu orientações com relação às ações da secretaria que poderão ser desenvolvidas em Curuá.
“Conversamos com o nosso secretário Wandenkolk e estamos levando boas perspectivas de um futuro melhor para nosso município, a reunião foi muito produtiva e levamos um aprendizado dessa secretaria”, assegurou o prefeito.
Parcerias - Criatório de peixe, mandioca, tanque escavado, patrulha mecanizada e apoio em emendas parlamentares federais, alinhamento para futuras parcerias por meio do Programa Territórios Sustentáveis foram algumas das orientações fornecidas pela Sedap ao gestor. De acordo com o secretário adjunto, a Sedap se comprometeu em ajudar o município para contribuir com o avanço no desenvolvimento local.

A respeito do repasse do kit, Wandenkolk Gonçalves observou que o equipamento é de grande importância para a região de Curuá, por conta da existência de garimpos artesanais, o que contribui para o risco de contaminação da água com mercúrio.
“Trata-se de um agente cancerígeno, que infecta tanto o ser humano quanto os peixes, então esse kit busca ver a qualidade da água para que possamos dar uma água potável, que tenha condições de saúde e até de higiene para essas comunidades; temos tido uma procura significativa pelos kits, inclusive vamos abrir outra ata para novas aquisições e a gente possa repassar principalmente para os que mais precisam”, informou o secretário.