Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Hemopa e Batalhão de Suprimento de Selva realizam campanha de doação de sangue

Os objetivos da iniciativa foram manter os estoques de sangue da hemorrede estadual no período de veraneio e atrair novos doadores

Por Ascom (Governo do Pará)
17/07/2025 15h13

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta quinta-feira (17), uma campanha de doação de sangue em parceria com o 8° Batalhão de Suprimento de Selva (BSUP), localizado no bairro da Pratinha, em Belém. A iniciativa teve como objetivos reforçar os estoques de sangue da hemorrede estadual e conscientizar novos doadores
sobre a importância do gesto solidário.

Segundo a assistente social da Fundação Hemopa, Vanessa Pimentel, a campanha é fundamental para equilibrar os estoques no período de férias escolares: “As campanhas de julho têm um objetivo prioritário por conta desse período sazonal. Essa parceria já dura muitos anos e, além da coleta, ajuda na formação de novos doadores, estimulando o espírito de solidariedade”, destacou.

Para o general de brigada Deocleciano José de Santana Netto, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, a participação do Exército vai além da doação. “É importante que instituições como o Exército cooperem com estruturas essenciais para a sociedade. Esse trabalho não só reforça os bancos de sangue, mas também forma futuros doadores”, disse o militar.

Entre os doadores, o soldado Marco de Souza participou pela primeira vez da campanha, e destacou sua satisfação em ajudar. Segundo ele, “é muito bom saber que posso ajudar outra pessoa com essa doação. Também é bom para a gente, porque podemos acompanhar como está a nossa saúde. Muita gente tem medo, mas não dói, não engrossa o sangue, como costumam dizer. Então, quem puder, doe, pois a gente nunca sabe o dia de amanhã”.

Para doar sangue, é necessário:

* Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam  de autorização dos responsáveis);

* Pesar mais de 50 kg;

* Estar em boas condições de saúde, e

* Apresentar documento oficial com foto.

As doações podem ser feitas na sede da Fundação Hemopa, nos hemocentros de
Belém, Ananindeua e municípios do interior, de segunda-feira a sábado.

Texto: Felipe Borges, estagiário, sob supervisão de Josué Amaral - Ascom/Hemopa