Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR promove oficina de sabão ecológico e incentiva práticas sustentáveis

Ação ambiental reuniu usuários, acompanhantes e profissionais na Orla do Centro

Por Ascom (Governo do Pará)
20/02/2025 14h34
Usuários, acompanhantes e profissionais do CIIR aprendem a produzir sabão ecológico a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha

Na manhã desta quinta-feira (20), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio da Comissão de Sustentabilidade, realizou a Oficina de Sabão Ecológico. A ação de educação ambiental foi realizada na Orla do Centro, às margens da Baía do Guajará, reunindo usuários, acompanhantes e profissionais da instituição. A atividade foi conduzida pelas colaboradoras do CIIR e membrosda Comissão de Sustentabilidade, Cibelle Gaspar e Daryana Santos.

A oficina foi realizada no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), na última quarta-feira (19), como parte das diversas atividades sustentáveis promovidas pelo CIIR. A iniciativa contribui para a saúde, o bem-estar, a inclusão social e a preservação do meio ambiente, como explica Daryana Santos.

"Nosso objetivo é conscientizar os participantes sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão ecológico. Dessa forma, evitamos o descarte inadequado desse resíduo e incentivamos hábitos mais sustentáveis no dia a dia".

Participantes da oficina descobrem como reciclar óleo de cozinha e contribuir para um planeta mais limpo

Aprovação – Para Lenilda de Lira, 49 anos, dona de casa e mãe da usuária Yasmim de Lira, 12 anos, assistida pelo CIIR desde sua inauguração, "participar da oficina pela primeira vez foi uma experiência enriquecedora". "Ótima iniciativa! Achei muito importante a oficina, pois o óleo de cozinha é algo que usamos quase todos os dias. Antes, eu descartava de qualquer jeito, até no chão, porque não sabia como reutilizar. Agora, com essa oportunidade, aprendi a usá-lo corretamente. Como tenho alergia a vários tipos de sabão, fabricar o meu próprio produto me dá segurança e ainda ajuda a economizar", disse Lenilda.

Cibelle Gaspar (à esquerda) e Daryana Santos (à direita) conduzem oficina de sabão ecológico, promovendo práticas sustentáveis no CIIR

A dona de casa também ressaltou a importância da preservação ambiental. "Nosso meio ambiente está muito prejudicado, e pequenas atitudes individuais, como reaproveitar o óleo para fazer sabão, fazem a diferença. Espero que mais pessoas se conscientizem e participem, pois é uma prática simples. Sempre que puder, estarei presente", afirmou a moradora de Benevides, na Região Metropolitana de Belém.

Para a colaboradora Juliana dos Santos, 24 anos, que há oito meses atua no Serviço de Higienização e Limpeza (SHL), a programação está aprovada. "Foi uma experiência muito enriquecedora para mim, algo que eu não conhecia. Tirei um tempinho para aprender e ver como é feito. Esse conhecimento levarei para a vida, aplicando também em casa, seguindo todas as orientações e normas ensinadas. Foi um aprendizado valioso", destacou.

Iniciativa do CIIR promove conscientização ambiental e benefícios para a saúde e economia das famílias

Oficina – A oficina de sabão ecológico é uma das várias iniciativas do CIIR voltadas para a promoção da conscientização ambiental, da saúde e da inclusão social. Além de ensinar uma prática sustentável, a atividade fortalece a interação entre usuários, acompanhantes e colaboradores da instituição. Realizada mensalmente, a oficina é divulgada nos murais do CIIR, garantindo a participação da comunidade e reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: A instituição é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Tarcísio Barbosa / Ascom CIIR