ParáPaz Mulher reforça alerta contra importunação sexual no Carnaval
Encostar sem consentimento é crime. Saiba como denunciar!

Com a chegada do Carnaval, as festinhas já começaram em toda a cidade e a diversão deve andar sempre junto com o respeito. Pensando nisso, a Fundação ParáPaz se prepara para uma nova mobilização neste final de semana durante o circuito Porto Folia, próximo ao Porto Futuro, em Belém.
A expectativa é ampliar o alcance da campanha, iniciada no último final de semana, conscientizando ainda mais foliões sobre a importância do respeito e da segurança das mulheres, alertar sobre a importunação sexual e incentivar a denúncia desse crime.

Durante a ação, a equipe da ParáPaz Mulher orientará o público sobre como identificar situações de assédio, as consequências legais para os agressores e as formas de buscar ajuda, para isso conta com a distribuição de folders informativos, preservativos e tatuagens da campanha Não é Não!, que ficou conhecida nos carnavais de todo o país alertando sobre esse tipo de crime.
Dessa forma, quem praticar atos libidinosos sem consentimento, como beijos roubados, “encoxadas”, “passadas de mão” e outros toques inconvenientes, pode ser enquadrado e punido pela lei, como ressaltou Bruna Castelo Branco, coordenadora da ParáPaz Mulher, em Belém.

“Ninguém deve se sentir constrangido ou coagido durante a festa. É preciso apoiar e encorajar as mulheres vítimas de violência a procurarem os serviços e os canais de denúncia, como a Central 190 (se o fato estiver acontecendo) ou a Central 180 (caso queira registrar algum tempo após o ocorrido), ou procurar a delegacia especializada no atendimento à mulher ou qualquer delegacia de polícia”, orienta.
Importunação sexual é crime - O crime de importunação sexual, previsto na Lei 13.718/18, pode resultar em pena de um a cinco anos de prisão.
Serviço
*ParáPaz Mulher Belém/Delegacia da Mulher (Deam) - Tv. Mauriti, 2393 - Marco
*ParáPaz Mulher Ananindeua (Casa da Mulher Brasileira) - Avenida Cláudio Sanders, 28, no Centro