Regional do Leste capacita 222 colaboradores para atendimento de comunidades indígenas
No mês em que se celebra o “Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas”, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, promoveu, na última terça-feira (18), uma capacitação para seus colaboradores sobre o atendimento a essas comunidades. O treinamento, intitulado “Saúde Indígena: Interculturalidade em Rede”, ocorreu na Recepção Central do hospital e foi conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), com a participação de lideranças indígenas da região.
O evento contou com a presença de representantes indígenas da regional de Paragominas, incluindo Sérgio Muxi, liderança da etnia Tembé; Valdeci Tembé, membro do Conselho Indígena de Saúde; Nathalia Guimarães, assistente social; Domingos Neto, responsável técnico do Polo de Saúde Indígena; Wilkson Torquarto, chefe da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai); Diego Tembé, apoiador de saúde indígena, além de indígenas da aldeia Tembé.
“Todos os novos colaboradores passam por esse treinamento ao ingressar na unidade, totalizando, até o momento, 222 profissionais capacitados”, pontuou o assistente administrativo do NEP, Gustavo Silva.
A capacitação faz parte de um projeto da alta gestão do HRPL, em parceria com o NEP, iniciado em setembro de 2024. A iniciativa busca disseminar informações sobre a interculturalidade na saúde, promovendo o respeito e a valorização dos povos originários no acesso aos serviços hospitalares.
Para a enfermeira do NEP, Erica Amador, “a atenção à saúde se constrói através de uma perspectiva holística dos habitantes de uma região. Ao entender o público que pode estar inserido dentro deste serviço, compreende-se as necessidades de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores da instituição”.
O colaborador Rhuan Marcuzzo Chaves, enfermeiro coordenador da Qualidade, expressa a importância da capacitação sobre a cultura indígena para evitar atitudes desrespeitosas por falta de conhecimento. Também revela surpresa e interesse ao descobrir a diversidade de etnias e aldeias na região, demonstrando um novo olhar para a realidade indígena local.
“Os costumes, moradia, termos utilizados, hábitos alimentares etc., tudo foi pertinente. Como exemplo, a utilização da rede, alguns indígenas nunca dormiram de cama, então penso: ‘Como a gente vai impor uma terapia em que ele durma no leito cama?’, sendo que este é um momento de maior fragilidade e insegurança pela situação de internação. Essa é uma informação essencial para que o cuidado seja eficiente, pois o que acreditamos ser padrão, pode não ser o cuidado mais adequado”, finalizou o profissional.
Aprovação - Diego Tembé, de 36 anos, comenta que a data celebrada em 07 deste mês significa o reconhecimento dos povos originários. Ao saber que o Regional do Leste oferece atendimento especializado às comunidades indígenas, ele revela o sentimento de gratidão e acolhimento. “Me sinto seguro em atendimento no HRPL, os profissionais são comprometidos e aptos para atender a população. Oferecem atendimento humanizado, com agilidade, comunicação e esclarecimento”, pontuou filho do cacique da aldeia Bate Vento e apoiador da causa indígena.
Dados – Em 2024, o HRPL realizou exatos 89 atendimentos à usuários indígenas. Neste ano, a unidade já registrou 23 atendimentos.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto: Pedro Amorim