Pesca e aquicultura serão destaque nacional e internacional durante a realização do IFC Amazônia em Belém
A segunda edição da programação, que conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Sedap, será realizada no período de 23 a 25 de abril deste ano no Hangar e deverá reunir um público de mais de 5 mil pessoas

Em abril deste ano, Belém será o centro das atenções nacional e internacional do segmento pesqueiro e aquícola. A capital sediará a segunda edição do IFC Amazônia (International Fish Congress & Fish Expo Brasil), que reunirá durante três dias profissionais do setor, empresários, instituições acadêmicas, pescadores e aquicultores, representantes de órgãos públicos e investidores dos países que compõem a Amazônia Legal.
O evento recebe a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Será realizado de 23 a 25 de abril no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia. Nesta quarta-feira (19) o presidente do IFC Amazônia, Altemir Gregolin, que é ex-ministro da Pesca, esteve reunido na sede da Sedap com o secretário-adjunto Wandenkolk Gonçalves, para alinhar os preparativos para a segunda edição do evento, que deverá receber um público estimado em mais de 5 mil pessoas, entre visitantes e participantes do evento em si.

A programação, como explicou Gregolin, será constituída por uma feira de tecnologia de negócios, com mais de 80 empresas que estarão representando as regiões do Brasil, e também um congresso internacional com mais de 60 conferencistas de renome nacional e internacional.
“É um evento que tem como objetivo discutir as temáticas do setor de pesca e aquicultura, visando contribuir com o desenvolvimento das atividades na Amazônia e ao mesmo tempo atrair investimentos ao Pará e à Amazônia, para desenvolver essa cadeia que é tão importante”, informou Gregolin.
Entre as novidades deste ano, como anunciou, está a realização simultânea do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.

“Temos confirmação que a palestra de abertura será realizada pelo diretor de pesca da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), QU Dongyu, que estará de forma presencial ao evento; teremos a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, que tem apoiado o evento. Sem o apoio do Governo do Pará seria inviável fazer esse evento”, afirmou Gregolin.
Pré-COP- O IFC Amazônia, como observou o secretário Wandenkolk Gonçalves, será um evento que antecederá a COP em Belém e que estará alinhado com as estratégias e soluções em busca atividades mais sustentáveis.
Ele lembrou que na última Conferência, realizada no Azerbaijão (COP 29), o chefe do Executivo do Pará esteve reunido com o presidente do IFC, finalizando os detalhes da realização do evento de abril em Belém.
“Como o IFC irá agregar muita gente, principalmente os profissionais ligados à aquicultura e à pesca de maneira geral, eu tenho certeza que essa estrutura sobre pesca, pescado, agricultura e acima de tudo geração de renda e de emprego, deverá ser um dos ícones da COP 30 que será realizada em novembro em Belém”, avaliou Gonçalves.

O secretário acredita que a segunda edição do IFC terá mais sucesso ainda, não apenas por ser um evento realizado no ano de COP 30 – em que todas as atenções estão voltadas para Belém e para a Amazônia como um todo – mas, por conta do apoio que o evento está recebendo.
“Principalmente do governador Helder; já está praticamente tudo pronto e teremos a participação de muita gente da melhor qualificação não só em nível nacional quanto internacional que virá nos ajudar. Como a pesca de maneira geral é um dos produtos que compõem a base da economia deste Estado, é oportuno trazermos esse congresso mais uma vez a Belém; os resultados visam principalmente a COP 30. É preservar produzindo e produzir preservando, que é o slogan que a gente criou nesse congresso”, concluiu o secretário.
Além do Governo do Estado do Pará, por meio da Sedap, o IFC Amazônia conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); Pexie BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fepa (Federação dos Pescadores do Pará) e Sinpesca (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).
Serviço: O IFC Amazônia será realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia. Quem quiser se inscrever para participar da programação pode acessar o site www.ifcamazonia.com.br.