Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALINHAMENTO

O alinhamento das estratégias do setor agropecuário para a COP 30 é tema de reunião na Sedap 

Foram apresentadas pelos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária as cinco grandes etapas que estão inclusas nos preparativos para a conferência

Por Rose Barbosa (SEDAP)
18/02/2025 14h35
Sedap recebeu representantes do Mapa e da Embrapa para tratar das estratégias do agro para a COP 30

O setor agropecuário brasileiro, sobretudo as iniciativas que estão interessadas em um agro mais sustentável, estará entre os focos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro na capital paraense, Belém. Para alinhar as estratégias que envolvem a agricultura, pecuária, floresta e sistemas alimentares, foi realizada uma reunião nesta terça-feira (18), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap). O encontro foi uma articulação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, e contou, também, com a participação da Embrapa Amazônia Oriental e de representantes do Mapa local (Secretaria Federal de Agricultura).

Durante a reunião foram apresentadas cinco grandes etapas que fazem parte dos preparativos do setor agropecuário para a COP 30

Na reunião foram apresentadas cinco grandes etapas que integram os preparativos para a conferência: a agenda de negociação, a agenda de ação, trilha de eventos, toda a parte de ciência e inovação e o espaço físico dedicado à agricultura, pecuária e floresta e sistemas alimentares que será organizado na sede da Embrapa.

Segundo o secretário de inovação e desenvolvimento sustentável do Mapa, Pedro Neto, esse espaço "é a grande cereja do bolo" dessas etapas, pois vai funcionar como uma grande vitrine imersiva dos sistemas agroflorestais, de integração e do potencial da pecuária sustentável no Brasil. 

"O espaço já existe, já está lá. É o espaço de trabalho da Embrapa Amazônia Oriental em Belém, importante centro de pesquisa e o objetivo é adequar esse espaço para ser palco de reuniões, palestras e eventos técnicos também; ele será transformado para ser a casa da agropecuária do Brasil na COP 30 integrado aos demais espaços da conferência e vamos contar com a parceria da Sedap e de toda a equipe do Governo do Pará", explicou.

Sustentabilidade - Para o titular da Sedap, Giovanni Queiroz, que recebeu a equipe do Mapa e os demais presentes à reunião, a COP 30 será a oportunidade para mostrar a cooperação internacional ao meio ambiente, na busca de condições de vida futuras.

"Isso tudo sem dúvida passa pelo agro, que é quem sequestra e fixa o carbono, daí temos a parceria com o Mapa através da proposta que nos traz de incorporarmos por meio da Embrapa Oriental uma área de viabilidade efetiva dos arranjos produtivos, isso é ótimo; nós não vamos ser apenas um apêndice do projeto macro, mas teremos uma ligação efetiva com o projeto colocado pelo ministério", destacou Queiroz.

Secretário Giovanni Queiroz recebe informações sobre o espaço que funcionará na Embrapa e que será voltado para o setor agropecuário

O secretário ressaltou que todos os programas executados pela Sedap estão voltados para a sustentabilidade. 

"Estão comprometidos com o ganho de qualidade de vida do nosso cidadão, queremos resgatar o nosso ribeirinho com condições de vida digna, nossos agricultores familiares que precisam ser incorporados ao setor produtivo para ter qualidade de vida, ao mesmo tempo que recuperamos áreas degradadas", assegurou o secretário.