Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza curso de cuidados neonatais no Hospital Geral de Altamira

A iniciativa faz de projeto desenvolvido em parceria coma Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)

Por Roberta Vilanova (SESPA)
18/02/2025 19h26

Cerca de 30 profissionais de saúde do Hospital Geral de Altamira participaram, nos dias 13 e 14 de fevereiro, do Curso de Cuidados Neonatais, que integra o Projeto Estruturação de Salas de Parto e Implantação de Salas de Estabilização Neonatal, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), desde 2020, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Sociedade Paraense de Pediatria. Até o momento, o curso foi realizado em 14 municípios paraenses.

Até o momento, o curso foi realizado em 14 municípios paraenses

Viabilizado por um termo de cooperação técnica entre o Governo do Pará e a Opas, a finalidade do projeto é melhorar a qualidade da assistência ao recém-nascido no momento do parto, com a capacitação de profissionais, estrutura adequada de salas de parto e implantação de salas de estabilização neonatal, para que os municípios paraenses consigam cumprir os critérios previstos na Portaria nº 371/2014, do Ministério da Saúde, que orienta sobre a estrutura mínima e qualificação da equipe para recebimento de um recém-nascido.

"Continuamos trabalhando junto aos municípios para normatizar as condutas relativas aos cuidados neonatais no momento do nascimento, a estabilização imediata após a reanimação do bebê e o transporte adequado, quando necessário", disse a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo.

Conteúdo - Abordando os temas reanimação neonatal e transporte neonatal, o curso foi ministrado pelo médico pediatra neonatologista, Renato Oliveira de Lima, consultor da Opas para o projeto, que utiliza o método de simulação realística em reanimação neonatal.

O neonatologista da Opas, Renato Lima, ensina como atender bebês recém-nasidos

"O Dr. Renato Lima tem vasta experiência com a qualificação de maternidades para a assistência ao recém-nascido e desenvolveu um trabalho semelhante em municípios do interior do Piauí, com excelentes resultados na melhoria do cuidado neonatal e redução da mortalidade desse grupo etário", ressaltou Ana Cristina Guzzo.

Ele também é autor da tese de doutorado "Análise do impacto do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria nos resultados neonatais da mesorregião do Sudoeste Piauiense", defendida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Esse estudo demonstrou melhora significativa nos resultados neonatais na região do Piauí (PI), após intervenção na estrutura das salas de parto e capacitação das equipes em reanimação neonatal.