Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EFICIÊNCIA

Hospital Abelardo Santos amplia oferta de exames essenciais à precisão de diagnósticos

Mais de 840 mil exames, de radiografias a tomografias, foram realizados no ano passado, consolidando um crescimento superior a 12%

Por Diego Monteiro (HRAS)
17/02/2025 09h16

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, maior unidade de saúde pública do Governo do Pará, registrou crescimento de 12,13% no número de exames realizados entre 2023 e 2024. No período mais recente foram 842.844 procedimentos realizados, e 751.650 no ano anterior. A alta reforça a importância dos exames, indispensáveis para diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Dentre os procedimentos mais requisitados, destacam-se as análises clínicas, que totalizaram 720.323 exames, seguidas por radiografias (36.956), hemodiálises (23.024), ultrassonografias eletivas (17.995), tomografias computadorizadas eletivas (10.269), diagnósticos histopatológicos (6.478) e outros exames (27.799).

Em 2024, o número de mamografias dobrou na unidade, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama

Além dos exames já mencionados, a lista inclui ecocardiograma, radiologia intervencionista, eletrocardiograma, biópsia de próstata e mama guiada por ultrassom, mamografia, diálise peritoneal, endoscopia, colonoscopia, eco Doppler arterial, eletroneuromiografia e eletroencefalograma, com equipamentos de alta performance para suporte e diagnóstico.

Exame de raio X mostra a chave engolida por uma criança

Após realizar mamografia, Maria Paiva Marques, 54 anos, disse que “foi muito rápido, não paguei nada e já recebi o resultado”. A paciente ainda destacou o cuidado recebido. “Para nós, paraenses, é sempre um orgulho ter acesso a um serviço desse nível, superior a muitos hospitais particulares que existem por aí”, completou.

Pelo menos uma vez por mês, Maria de Jesus acompanha o filho, Heverson Sousa, para fazer exames na unidade. “Sou paciente renal crônico e, por isso, manter minhas avaliações e análises clínicas com exames é essencial para garantir um tratamento eficaz. Graças a Deus, tenho todo o suporte para que isso aconteça, e para que eu possa ter uma vida saudável, na medida do possível”, disse Maria.

Maria de Jesus e o filho, Heverson Sousa, aprovam o atendimento no HRAS

Satisfação - O Hospital Abelardo Santos integra as cinco unidades da rede de saúde do Governo do Pará gerenciadas pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). No mês passado, o HRAS conquistou um reconhecimento inédito: a certificação Acreditado - ONA 1, uma das mais prestigiadas do País, que comprova a excelência dos serviços prestados.

Assim como a certificação ONA 1, a alta no número de exames é acompanhada pela taxa de satisfação, que se mantém acima de 90% entre os usuários. O tratamento humanizado, a alta médica segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos, são os pontos destacados pelos usuários por meio de pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Investimentos em equipamentos de alta tecnologia refletem o compromisso com a saúde pública no Pará

A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, atribui o crescimento aos investimentos do governo do Estado em infraestrutura e tecnologia. “Nossa unidade atende casos de média e alta complexidade, o que exige não apenas profissionais qualificados, mas também uma estrutura avançada para oferecer o melhor aos pacientes, com tecnologias de ponta que permitem a realização de procedimentos”, destacou.

Referência em saúde pública, o HRAS garante diagnósticos precisos e tratamentos eficazes para a população do Pará. “Esse é o compromisso de centenas de colaboradores e dezenas de gestores, que juntos têm o compromisso de promover acesso a serviços de qualidade, contribuindo para a melhoria da saúde e do bem-estar de todos os paraenses”, reiterou Aline Oliveira.