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Programação com muita dança marca o encerramento da 9ª Primavera dos Museus

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/09/2015 16h02

A programação do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM/Secult) para a 9ª Primavera dos Museus se encerrou nesta manhã, 27, com o evento “Dançando na Primavera”, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.  

Os educadores (também chamados focalizadores) Joana Martins, Luiz Mussi e Ana Elisa Cavalcanti, integrantes de vários grupos de dança circular em Belém, ensinaram aos participantes passos e a história da dança.

A focalizadora Joana Martins explica que a dança circular sagrada ou dança de roda, é uma prática que reúne vários tipos de danças tradicionais folclóricas de diferentes locais do mundo, é uma dança que provoca sentimentos. “A dança circular tem o poder de melhorar a vida das pessoas, não tem uma exigência de acertar os passos, mas sim de aproximar as pessoas”, diz Joana.

A dança circular foi escolhida para encerrar a 9ª Primavera dos Museus, que trouxe o tema “Museus e memórias indígenas”, porque é inspirada também na cultura de sociedades indígenas. “A dança circular representa a dança dos povos, e as sociedades indígenas nos ensinam muito sobre sua cultura, incluindo a prática de danças circulares”, enfatiza Joana Martins.

O encerramento desta edição da Primavera dos Museus atraiu um grande público entre crianças, adultos e idosos, pessoas que já praticam a dança circular e outros que a conheceram no evento de hoje. “Adorei porque eu estava muito estressada, acordei de mau humor e essas danças circulares são muito boas para interagir, sair do clima pesado do dia a dia. A escolha do local foi excelente, porque a paisagem é linda”, avalia a consultora Samara Madland.

Para a diretora do SIM/Secult, Mariana Sampaio, a 9ª Primavera dos Museus trouxe uma discussão ampla, desde a arqueologia até a arte contemporânea dentro do tema do evento. “Este encerramento é uma forma lúdica de discutirmos a nossa ancestralidade, as nossas memórias indígenas”, analisa.

(Com informações de Camille Nascimento/Ascom Secult)