Estado registra avanço de 80% nas obras de unidades habitacionais na Terra Firme, em Belém
Cerca de 400 famílias serão contempladas com a construção dos 25 blocos na área do antigo Curtume de Santo Antônio
Com 80% dos serviços executados, a construção de 25 blocos de unidades habitacionais na área do antigo Curtume de Santo Antônio, no bairro da Terra Firme, em Belém, avança em diferentes frentes de trabalho. Ao todo, 400 famílias paraenses serão contempladas pelo Governo do Estado com a casa própria.
“O Governo do Pará sabe da importância das obras que proporcionam moradia digna, conforto e segurança para as pessoas. Estamos dia a dia avançando nesse serviço que vai beneficiar centenas de famílias do bairro da Terra Firme, que antes moravam às margens do canal. Com a conclusão de mais essa obra de inclusão social, essas famílias poderão viver com mais dignidade", ressalta Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), responsável pela gerência da obra.
Os blocos residenciais contarão com 16 apartamentos cada, divididos em 4 pavimentos, totalizando 400 unidades habitacionais, sendo 50 deles destinados a Pessoas com Deficiência (PcD), além dos equipamentos comunitários, como quadra de esportes e playground. Cada apartamento terá área de cerca de 40 metros quadrados compostos por sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, banheiro e dois quartos. O investimento é de R$ 90 milhões do tesouro estadual.
ANDAMENTO DA OBRA - A manhã desta segunda-feira (10) foi marcada pelo serviço de concretagem da cobertura do 23º bloco, dos 25 que serão construídos, enquanto os últimos dois blocos já estão com as fundações em andamento. Nos demais blocos, que já estão com a etapa estrutural concluída, a obra está na fase de acabamento interno, com o assentamento de revestimento de piso, revestimento de parede e as frentes de instalações hidráulicas e elétricas.
“Essa obra é um marco na área de assistência habitacional pra população da Terra Firme, que morava, há anos, em condições precárias, tanto em relação ao saneamento, quanto sobre urbanização e passará a ter dignidade de moradia. É extremamente gratificante fazer parte desse trabalho que vai mudar a realidade de tantas famílias”, pontua o engenheiro da Seop, Wlyelison Barbosa.
De maneira geral, entre os próximos passos da obra estão a conclusão da urbanização, da drenagem pluvial e esgoto das vias internas do residencial, assim como a pavimentação asfáltica. O engenheiro pontua ainda a construção dos últimos dois blocos, que precisou aguardar a liberação e desocupação dos espaços para iniciar os serviços.
Trabalhando como servente desde o início da obra, em 2022, José Edvaldo Júnior, que também é morador do bairro, celebra o avanço da construção, que beneficiará centenas de famílias, inclusive, vizinhas dele, com a casa própria. “Estamos trabalhando com todo o esforço, todo o carinho para que as pessoas que venham moram aqui possam viver dignamente, com uma estrutura de qualidade, com conforto e segurança, totalmente diferente de antes, quando viviam em condições precárias, sem o mínimo de saneamento. Sou muito grato por fazer parte disso e de poder falar que eu ajudei a realizar o sonho de muitas pessoas do meu próprio bairro”, comemora.
TUCUNDUBA - A construção faz parte do projeto de saneamento integrado da Bacia do Tucunduba, que tem garantido mais infraestrutura e qualidade de vida para a população dos bairros do entorno. Para a construção das unidades habitacionais, o projeto contempla a recuperação estrutural, execução de fundação e estrutura, cobertura, instalação de esquadrias, revestimento cerâmico, piso cerâmico, pinturas internas e externas, instalações elétricas e hidráulicas, execução de rede de prevenção e combate a incêndio e SPDA, além da infraestrutura externa, que contará com a construção de reservatório elevado, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede de drenagem pluvial e urbanização.