Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Tomografia é o exame de imagem mais requisitado no Hospital Regional da Transamazônica

A oferta do exame beneficia habitantes do oeste paraense. Só em janeiro deste ano foram realizadas 870 Tomografias, que se somam às quase 6 mil registradas no ano passado.

Por Governo do Pará (SECOM)
14/02/2025 10h17

Exames de imagem são primordiais para diagnósticos mais precisos, propiciando uma visão detalhada do corpo dos pacientes, o que facilita para os profissionais de saúde identificar e avaliar desde lesões mais simples até doenças complexas. Um desses exames é a Tomografia Computadorizada (TC), o mais requisitado no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, oeste paraense.

No ano passado, a unidade realizou 5.999 tomografias, e mais 870 em janeiro de 2025. A oferta de Tomografia Computadorizada facilita o acesso à saúde pública para uma população que ultrapassa 500 mil habitantes, distribuídos por nove municípios. Muitos residem em localidades distantes dos centros urbanos.

A agricultora Anacléia Gomes, moradora da zona rural de Uruará, município a 200 quilômetros de Altamira, fez o exame pela primeira vez. Ela contou que, nos últimos meses, as dores nas costas a levaram a procurar ajuda médica. “Lá onde moro até tem esse exame, mas é particular. E como eu não tenho condições de pagar, fui me consultar no posto de saúde. O médico pediu pra fazer o exame. Viu que eu estava com um problema sério na coluna. A Central de Regulação marcou o exame e, graças a Deus, consegui fazer”, disse a agricultora.

Comodidade e economia - A disponibilidade dos exames na região da Transamazônica também evita deslocamentos para Belém, gerando gastos para as famílias. Joacir Soares saiu do município de Porto de Moz para fazer o exame no Hospital Regional. Ele viajou de lancha até Vitória do Xingu, e prosseguiu de carro pela rodovia PA-415 até Altamira. Após o exame, retornou para casa no mesmo dia.

“Foi muito corrido, mas o atendimento é nota mil. Uma máquina dessa facilita muito a vida da gente. Eu fico muito preocupado com a minha saúde. Às vezes nem durmo com tanta preocupação. Mas espero que, retornando com o médico, eu tenha uma boa notícia sobre a minha saúde”, disse Joacir.

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) também oferta exames para usuários internos. São recebidos diariamente pacientes de alta e média complexidade, de várias unidades de tratamento, principalmente Centro Cirúrgico, Clínica Médica e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Além da Tomografia, há oferta de mais 20 especialidades, incluindo raio-X, endoscopia, mamografia e ecocardiograma.

“No caso da Tomografia, os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são dores abdominais, cervicalgia, lombalgia e cefaleia. Alguns demonstram receio na hora de se posicionar na máquina, principalmente crianças e idosos, mas a equipe recebe treinamentos e já se encontra preparada para orientar todos os públicos recebidos no setor de imagem”, explicou Gabriel Figueiredo, responsável técnico da área de Radiologia.

Serviço: O Hospital Regional da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Há dois anos, a parceria tem sido fundamental para a oferta de saúde humanizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto de Jonas Ribeiro - Ascom/HRPT