Estado oferta cursos gratuitos de língua estrangeira para a comunidade e agentes de segurança
Aulas preparam a população para oportunidades geradas pela COP30
A vendedora Edna Maria, de 59 anos, não esperava pela oportunidade de aprender um novo idioma. O curso de inglês foi a chance que a moradora do bairro do Jurunas encontrou de se capacitar, especialmente para atender o público de estrangeiros que estarão em Belém para a COP30, em novembro de 2025.
“Eu trabalho com o público, isso me interessou muito a querer fazer esse curso, porque vão ter várias pessoas que vêm de fora, e procurar falar com a gente. Então esse curso me chamou muita atenção. Com a COP que tá chegando, com certeza, vai ser um curso muito bom pra mim”, destaca.
Edna é uma das alunas do curso de inglês básico ofertado nas Usinas da Paz, pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à língua inglesa e preparar a comunidade para oportunidades no mercado de trabalho e para os eventos internacionais que serão realizados no Pará, a partir da COP30.
“Como esse curso, eu quero ampliar minha comunicação e também ter novas oportunidades. Eu espero que venha agregar e possa abrir muitas portas pra mim. Acho muito importante porque a maioria das pessoas aqui é de baixa renda e vai trazer muita possibilidade deles conseguirem um emprego aqui nessa época da COP30 e vai somar à renda deles”, ressalta o aluno Hirlesson Matos, 25 anos.
O curso, oferecido gratuitamente, faz parte de um projeto de extensão do Grupo de Estudos de Professores de Línguas do Pará (Geplipa), vinculado à Uepa/CNPq. As aulas são ofertadas para jovens e adultos, em especial, para mulheres trabalhadoras da periferia. As unidades das usinas da Cabanagem, Icuí-Guajará e Jurunas/Condor oferecem os cursos de inglês para profissionais de transporte, e para hotelaria básica e avançada.
“As Usinas da Paz estão de portas abertas para receber a população e oferecer capacitação àqueles que buscam se qualificar para aproveitar as oportunidades que serão proporcionadas durante a COP30. O Pará será protagonista e é muito importante que a nossa população esteja preparada para participar do evento”, enfatiza Elieth Braga, titular da Seac.
Mandarim – Rodrigo Lopes, de 29 anos, é internacionalista. A graduação em Relações Internacionais o fez traçar novas estratégias de carreira. Aprender o idioma mandarim, foi uma delas. “Ao perceber o novo arranjo do sistema internacional, com a influência da China em vários campos incluindo o mundo dos negócios internacionais, senti que era a hora de dominar idiomas para além do convencional com o entendimento, ainda que básico, de um dos idiomas mais falados do mundo (em número de falantes)”, compartilha.
O estudante da língua chinesa escolheu o Instituto Confúcio na Uepa para aprender o novo idioma. O instituto foi inaugurado em 2016 e já formou mais de 300 alunos no curso de mandarim.
"Tive uma experiência muito rica durante o curso. O fato de serem professores nativos lecionando ajuda na troca de culturas e na imersão dentro da realidade do mandarim, visto que é uma língua muito distante do português. Além de todo conhecimento que a imersão na língua vai me proporcionar, penso que abrirá portas para minha área acadêmica e profissional. O próprio curso incentiva e auxilia no intercâmbio, e para o currículo acredito ser um bom diferencial”, destaca a estudante Giovanna Cunha, de 21 anos.
Neste primeiro semestre de 2025, o edital para inscrição de novos alunos será lançado no dia 17 de fevereiro. As vagas para o curso são divididas uma parte para alunos, docentes e servidores da Uepa; outra parte para alunos do Ensino Médio; e outra para a comunidade em geral. É necessário ter, no mínimo, 16 anos completos para se inscrever.
Inglês para oficiais da Polícia Militar – vai até maio de 2025, dividido em três módulos e visa capacitar os agentes a interagir com o público que estará presente (participantes ou visitantes) na COP30. Iniciou com 18 turmas presenciais e 3 online e finalizará com 17 turmas presenciais e 4 online. Todas as aulas são ministradas por alunos do Curso de Letras – Língua Inglesa da Uepa, com o acompanhamento e a supervisão de professores efetivos da Uepa.
Espanhol para oficiais da Polícia Militar – planejado e executado pela Embaixada da Colômbia, o curso teve o apoio logístico e administrativo da Uepa. Teve início em setembro e estendeu-se até dezembro de 2024, em módulo único na modalidade presencial.
Cursos em planejamento – outras iniciativas estão em estudo, como o curso de inglês e espanhol visando o atendimento ao público (recepcionistas de hotel; trabalhadores de bares e restaurantes), disponível na plataforma Capacita COP30. Todas as aulas serão ministradas por alunos do Curso de Letras – Língua Inglesa da Uepa e terão acompanhamento e supervisão de professores efetivos da Uepa. A previsão de oferta é para três turmas. As aulas serão online.
O curso de mandarim para oficiais da Polícia Militar é outra modalidade a ser executada. A capacitação vai se estender para profissionais do setor hoteleiro, também pelo Programa Capacita COP30. O curso iniciará com duas turmas a partir de março de 2025. No segundo semestre, serão ofertadas mais duas turmas. Todas as aulas serão ministradas por professores do Instituto Confúcio – Uepa.
"Estamos muito felizes em participar da qualificação de nossos agentes de segurança do Estado. Eles irão atuar na linha de frente do atendimento aos participantes da COP30 e também aos visitantes que estarão em Belém antes, durante e depois do evento. Ao mesmo tempo, ficamos felizes por deixarmos um legado para o nosso Estado, já que, depois da COP30, esses agentes estarão mais capacitados para exercer suas atividades com os conhecimentos que ganharam, melhorando a qualidade do atendimento ao público de fora e, quem sabe, se aperfeiçoando nas línguas e abrindo portas para uma formação cada vez melhor. E, no caso do inglês, teremos dado aos nossos alunos a oportunidade de colocar em prática o que aprendem no curso de graduação em um ambiente de aprendizagem real, em que participarão ativamente dos preparatórios para um evento tão importante”, ressalta André Diniz, professor e coordenador de Relações Internacionais da Uepa.
Outras oportunidades – O Programa Capacita COP 30 conta com importantes parcerias para a oferta do curso de Inglês, como o Instituto Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e a EF Education First. A iniciativa do Governo do Pará visa qualificar profissionalmente jovens paraenses com o objetivo de prepará-los para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém.