Emater realiza o I Seminário de Agricultura Familiar em Augusto Corrêa
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizou o “I Seminário de Agricultura Familiar - Autoabastecimento e Perspectivas para Augusto Corrêa”, em parceria com a prefeitura do município localizado no nordeste paraense. O evento iniciou com um café da manhã, intitulado “Café de Negócios”, onde estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), no propósito de buscar alternativas para incrementar a produção agrícola e pesqueira do município.
Mais de 100 participantes ouviram o principal palestrante, o engenheiro agrônomo da Emater e supervisor do escritório regional de Capanema, Jairo Eiras, que falou a respeito do “Programa de Autoabastecimento Municipal”. O engenheiro apresentou o cenário da produção agropesqueira e sugeriu caminhos para melhorar a produção, o abastecimento do mercado interno e as possibilidades de comercialização do excedente. Atualmente, o município importa a maioria dos produtos oferecidos nas feiras locais. A Emater já trabalha junto aos agricultores na perspectiva de instalar o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) no município e, nesse contexto, sistematiza informações sobre atividades produtivas e características da produção.
O seminário surgiu a partir do fortalecimento das ações do Grupo de Trabalho composto pelos seguintes órgãos: Emater, Adepará, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais de Agricultura e de Pesca.