Policiais da Base Candiru apreendem drogas em embarcações e prendem dois homens
Como parte da Operação 'Protetor das Fronteiras e Divisas', equipes da Base localizada em Óbidos intensificam o combate à criminalidade no Oeste do Pará
As ações de fiscalização no âmbito da Operação "Protetor das Fronteiras e Divisas", desenvolvidas por meio das equipes da Base Integrada Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste do Pará, vêm garantindo a desarticulação da criminalidade com apreensões e prisões. Na última quarta-feira (12), aproximadamente 9,6 quilos de drogas foram apreendidos e dois homens acabaram presos durante as ações integradas na malha fluvial dos municípios de Oriximiná e Óbidos.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250213121910-GC00064516-F00223209.webp)
“As estratégias adotadas para as ações na malha fluvial seguem garantindo resultados positivos e contribuindo muito fortemente para a redução e desarticulação de crimes nos rios do Pará. As ações de fiscalização desta quarta-feira demonstram, mais uma vez, que todo o trabalho, inclusive de inteligência, segue identificando essas práticas e auxiliando nas apreensões em qualquer rota que eles insistam em passar. A exemplo de uma apreensão já na extensão do rio em Oriximiná, visto que muitas embarcações estão utilizando outras rotas, a fim de não serem abordadas no corredor do rio onde está a Base Candiru, em Óbidos. Reforçamos que estamos atentos e vamos seguir trabalhando para coibir, cada vez mais, a criminalidade, e garantir a paz e segurança dos paraenses”, afirmou o titular da Segup, Ualame Machado.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/pequenas/20250213121924-GC00064516-F00223214.webp)
A primeira apreensão ocorreu no início da tarde, durante diligências em Oriximiná, com o objetivo de reforçar o monitoramento na extensão do Rio Amazonas, visto que muitas embarcações têm utilizado outras rotas a fim de evitar o estreito onde a Base Candiru está instalada. Durante a abordagem à embarcação F/B Obidense II, que saiu de Manaus (AM) com destino a Óbidos, foi encontrada uma mala com quatro tabletes de drogas, do tipo crack, pesando 8,198 kg. O material foi apreendido e encaminhado para procedimentos cabíveis.
Outra apreensão ocorreu no final da tarde, já na malha fluvial de Óbidos, durante abordagem à lancha “Dona Zeina”, que trafegava com destino a Santarém. Durante a fiscalização, com a sinalização do cão farejador, foi identificado no forro da embarcação um tablete de entorpecentes do tipo skunk, pesando 1,480 kg. Diante dos fatos, o comandante da embarcação foi preso em flagrante e conduzido para procedimentos na Delegacia de Polícia Civil, junto com os entorpecentes apreendidos, para os procedimentos legais.
Cumprimento de mandado - Ainda durante as fiscalizações no estreito do Amazonas, em frente ao município de Óbidos, durante abordagem à embarcação F/B São Bartolomeu, que saiu de Manaus com destino a Santarém, foi cumprido mandado de prisão contra um homem de 48 anos, expedido pela Justiça do Estado de Roraima, em razão do não pagamento de pensão alimentícia. O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, e está à disposição da Justiça.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250213121910-GC00064516-F00223210.webp)
“Nossas equipes estão, diariamente, empenhadas na fiscalização a partir das Bases Fluviais, para que todos que passam por essas rotas, e ribeirinhos que residem nas áreas, possam ter segurança. Além disso, ao identificarmos drogas, equipamentos e qualquer outra prática ilícita, possamos reprimir o crime e demonstrar a presença do Estado na região”, informou o diretor do Grupamento Fluvial responsável pela coordenação das Bases Fluviais, coronel PM José Vilhena.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250213121913-GC00064516-F00223213.webp)
As ações foram realizadas de forma integrada por equipes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), e policiais militares e civis que atuam na Base Candiru e no município de Óbidos.