'Fevereiro Laranja' destaca importância do diagnóstico precoce da leucemia
Mês é dedicado à campanha que informa sobre prevenção e tratamento da doença. No Pará, as referências para tratar leucemia são os hospitais Ophir Loyola e Oncológico Infantil
Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre leucemia, câncer que afeta o sangue e a medula óssea. Profissionais e membros da sociedade civil incluíram o período no calendário nacional da saúde para informar sobre sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Somente em 2024 houve 11,5 mil registros de novos casos no Brasil.
No Pará, profissionais de saúde do governo do Estado aderiram à campanha para identificar de forma precoce a doença. “Em relação à leucemia, é muito importante que os profissionais de saúde nas unidades básicas fiquem atentos aos sinais e sintomas apresentados, principalmente por crianças e jovens, para que haja um diagnóstico precoce da leucemia e o paciente possa iniciar o tratamento especializado o mais breve possível numa unidade de alta complexidade, como o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo", ressalta a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.
Tratamento de qualidade - No Pará, a referência para tratamento de leucemia é o Hospital Ophir Loyola (HOL), especializado em cuidados a pacientes com câncer. Segundo o oncohematologista Thiago Carneiro, embora a leucemia seja uma doença que inspire cuidados, o prognóstico melhorou significativamente nos últimos anos devido à organização, ao uso de tecnologias avançadas e aos tratamentos disponíveis.
“O Hospital abriga o maior centro de tratamento de leucemias do Estado, sendo referência em toda a região Norte e um dos maiores do Brasil. Em nossa unidade, atendemos todos os tipos de leucemia, incluindo aquelas consideradas raras. Oferecemos ambulatórios especializados, e somos um dos poucos centros no País que mantêm um atendimento dedicado a esses pacientes, com acompanhamento multidisciplinar que garante a escolha do melhor tratamento para cada caso”, informa o especialista.
Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2024 foram diagnosticados 331 casos de leucemia em hospitais públicos do Pará - no ano anterior, 337. A maioria dos casos foi identificada em pacientes jovens e adultos até 49 anos, que pela rede pública puderam ter acesso a tratamento médico de qualidade.
Serviço de Hematologia - O Hospital Ophir Loyola é referência no tratamento de doenças hematológicas malignas no Pará, e um dos principais centros especializados do Brasil. Atualmente, a unidade de saúde pública acompanha mais de 300 pacientes em tratamento contra leucemia, um dos tipos mais comuns de câncer hematológico.
O Serviço de Hematologia do HOL é um dos poucos do País que conta com ambulatórios especializados em diferentes tipos de leucemia, agudas e crônicas. Discussões clínicas multiprofissionais são realizadas rotineiramente para decidir a intervenção terapêutica mais adequada.
Para oferecer cuidado eficiente, o HOL conta com o Sistema Day-Hospital, regime intermediário entre a internação e o atendimento ambulatorial. Esse modelo contribui para a redução do tempo de internação e aumenta a rotatividade dos leitos.
“O Hospital conta com o maior centro para o tratamento de leucemias do nosso Estado. Nesse serviço são atendidos os diferentes tipos de leucemia, inclusive aquelas consideradas raras. O nosso serviço oferece ambulatórios especializados, e é um dos poucos centros nacionais que mantêm serviços de atendimento específico para pacientes com leucemias, no qual uma discussão e acompanhamento multidisciplinar decide sempre o melhor tratamento para esse paciente”, reforça Thiago Carneiro.
Análise genética - O Hospital também utiliza avançadas técnicas no Laboratório de Biologia Molecular para a classificação das leucemias, o que permite um planejamento clínico mais preciso e tratamentos individualizados, baseados nas análises genéticas. O Laboratório fornece dados essenciais para a elaboração de esquemas de quimioterapia mais eficazes, otimizando os resultados, aumentando as chances de cura e minimizando os efeitos colaterais do tratamento.
O “Ophir Loyola” conta ainda com o apoio da Residência em Hematologia, fundamental para suprir a escassez de profissionais especializados nessa área. Incorporada ao HOL, a Residência aprimora a assistência médica e oferece valiosas oportunidades de formação para os residentes. Os futuros especialistas têm acesso a ferramentas de monitoramento e análises genéticas, que expandem as possibilidades de pesquisa e promovem o compartilhamento de informações, além de contribuir para o planejamento das ações de saúde pública.
Diagnóstico - A leucemia é uma doença que interfere no sistema hematológico, comprometendo a produção de células sanguíneas saudáveis. Tem origem nas células-tronco da medula óssea que, ao se multiplicarem de forma anormal e excessiva, geram leucócitos (células brancas do sangue) de maneira descontrolada. Esse processo prejudica a produção de outras células essenciais, como glóbulos vermelhos e plaquetas.
O diagnóstico precoce é essencial para a eficácia do tratamento, o que reforça a importância do acompanhamento médico regular com as consultas de rotina.