Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Uepa promove ação gratuita para prevenir deficiências em recém-nascidos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2015 16h52

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove na sexta-feira (2 de outubro), no Centro Social Alegria, bairro da Pedreira, a Ação de Saúde Materno-Infantil. Serviços como teste do olhinho serão oferecidos gratuitamente para recém-nascidas. A organizadora da ação, Márcia Maciel, explica que os exames são indolores e devem ser feitos o quanto antes. Assim, caso detectado algum problema, as chances de reverter são maiores.

“É indicado que o teste seja feito com 30 dias de vida. Muitas mães têm medo de expor os bebês aos exames, porque não sabem que é indolor. Os testes do olhinho e da linguinha não são invasivos a ponto de causar dor ou desconforto ao bebê”, reforça.

O teste do olhinho é simples, rápido e indolor. Consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo ótico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e saída de luz pela pupila. O teste da linguinha consiste em verificar se o freio que liga a língua do bebê à boca apresenta algum tipo de deformação. Se houver o problema, a criança pode desenvolver a chamada língua presa.

Após os exames, e se detectada alguma anormalidade, os bebês passam por uma triagem para acompanhamento no serviço de oftalmologia oferecido pela Uepa e de fonoaudiologia, da Universidade da Amazônia (Unama). Em casos graves, com necessidade de cirurgia, por exemplo, os pacientes serão encaminhados para atendimento especializado no Sistema único de Saúde (SUS). O Centro Social Alegria fica na Avenida Marques de Herval, 156, entre as travessas Curuzu e Chaco.