Sedap e Adepará levam orientações para cadastrar criadores de abelha do Acará, Tomé-Açu e Concórdia do Pará
Durante toda esta semana as instituições governamentais realizam ações em conjunto com o Senar, secretarias de agricultura, cooperativas e comunidades locais com a finalidade de regularizar a atividade nos três municípios
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250210145646-GC00064437-F00222864.webp)
Com a finalidade de fazer o cadastramento dos criadores de abelhas dos municípios de Acará (Região de Integração do Tocantins), Concórdia do Pará e Tomé-Açu (Região de Integração do Rio Capim), a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), participa nesta segunda-feira (10) até a próxima sexta-feira (14) de uma programação conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) que incluiu visitas aos locais de produção.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/pequenas/20250210145846-GC00064437-F00222868.webp)
A Sedap, por meio da Coordenação de Produção Animal (Copan), atendeu a solicitação para intermediar e organizar junto à Adepará uma ação para o cadastramento dos criadores de abelhas para que os produtores possam se formalizar e ter acesso aos benefícios como acesso a mercados mais amplos e obtenção de certificações de qualidade além do fortalecimento da cadeia produtiva e atualização do cadastro sanitário.
De acordo com Andrio de Andrade, que representou a Sedap, a atividade abrange quase 30 criadores de abelha com e sem ferrão nos três municípios. A programação iniciou de manhã com uma reunião entre os participantes e prosseguiu com a visita até às áreas de produção do Acará.
“Essa demanda veio das comunidades que pediram o apoio da secretaria para o cadastramento dos criadores. A Sedap, através da Copan, auxilia essas demandas encaminhando e planejando as ações junto à Adepará, que faz a coleta de informações desse público para lançar no sistema”, detalhou Andrade.
Parcerias- A programação conta com a parceria, além da Sedap e Adepará, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o apoio das secretarias municipais de agricultura.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250210145742-GC00064437-F00222866.webp)
O presidente da Cooperativa dos Agricultores e Criadores de Abelhas do Assentamento Benedito Alves Bandeira(conhecido como assentamento BAB), no Acará, Joaquim Vasconcelos, disse que a finalidade da ação é cadastrar não apenas os cooperados como os apicultores próximos da região.
“É uma ação fundamental para o desenvolvimento da nossa atividade apícola e melípona; é um grande passo para a legalização da nossa atividade e está com certeza contribuindo muito para a comercialização dos nossos produtos, tanto de mel de abelha, de colônia, de própolis e vários outros derivados da criação de abelhas”, enfatizou. Ele destacou, também, a importância da parceria entre a comunidade com as instituições governamentais como a Sedap e a Adepará.
A programação prosseguirá até a próxima sexta-feira com ações nos municípios de Concórdia do Pará e Tomé-Açu.